quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Expedição Rios Voadores

Passeando pela net fui descoberta por esse projeto fantástico!


A expedição Rios Voadores faz parte de um projeto chamado "Brasil das Águas" - http://www.brasildasaguas.com.br/ . Gérard e Margi Moss - idealizadores e executores do projeto - têm viajado pelo Brasil em aviões leves estudando as águas e sua importância e influência no equilíbrio ambiental.

"Vendo o mundo de cima, perceberam a fragilidade dos rios acuados, o avanço teimoso da desertificação, as feridas abertas pelas queimadas nas florestas, os povos se tornando refugiados ambientais, e resolveram agir." (retirado do site do projeto)


Os Rios Voadores são correntes de ar que carregam umidade de Norte a Sul do Brasil e são responsáveis por grande parte das chuvas no Centro-Oeste, Sudeste e no Sul.
A quantidade de vapor d’água transportada por esses rios voadores é imensa, com vazões equivalentes a do rio Amazonas.
Esses processos foram acompanhados e deram origem à expedição. A partir de amostras coletadas de vapor, chuvas, acompanhamento dos ventos, perceberam que a Amazônia era a mãe desses Rios.

Ainda, buscam entender as conseqüências do desmatamento e das queimadas na Amazônia sobre o balanço hídrico do país e sua participação no panorama das Mudanças Climáticas.

O vídeo abaixo encontra-se no site da expedição (http://www.riosvoadores.com.br/) e foi gentilmente autorizado por Margi Gross a ser reproduzido no Econexos. É bem didático, uma forma de entendermos as chuvas que chegam até nós!

CURIOSIDADE:
"O termo “Rios Voadores” foi primeiro utilizado pelo Dr. Jose A. Marengo do CPTEC-INPE para caracterizar os jatos de vapor de água de baixos níveis ao leste dos Andes que se deslocam da Amazônia até o Norte da Argentina e está sendo usado neste projeto por Gèrard Moss com um sentido mais amplo, que inclui todos os fluxos de vapor d'água que saem daquela região e se dirigem especialmente para o Sul".

Busque mais informações no site http://www.riosvoadores.com.br/

Nenhum comentário: