domingo, 11 de janeiro de 2009

Fórum Social Mundial


Começa no próximo dia 27 de janeiro de 2009, na cidade de Belém do Pará o Fórum Social Mundial (FSM), evento de âmbito mundial, espaço de debate, formulação de propostas, troca de experiências e articulação de movimentos sociais, redes, ONGs e outras organizações da sociedade civil. Foi proposto inicialmente como uma contraposição ao Fórum Econômico Mundial e, originalmente, realizado no mesmo período de tempo. Atualmente não existe mais esta vinculação. Após o primeiro encontro mundial, realizado em 2001, configurou-se como um processo mundial permanente de busca e construção de alternativas às políticas neoliberais. Esta definição está na Carta de Princípios, principal documento do FSM.
As centenas de organizações da sociedade civil, representando todo tipo de movimento social, que estarão em Belém, poderão oferecer ao mundo uma reflexão mais aprofundada sobre o tipo de Estado que este século precisa.
Apesar de não ser um evento focado nas questões do meio ambiente, trata-se de um encontro importante e que pode ter repercussões positivas. Lembrando que os problemas ambientais são reflexos dos problemas sociais, e vice-versa.

Um comentário:

Econexos por ecomeninas disse...

Ai que saudade... eu fui no primeiro e no segundo Fórum Social Mundial que aconteceram em Porto Alegre. É um aexperiência fantástica!
Mariana