quarta-feira, 4 de março de 2009

Minhocasa

E como uma postagem puxa a outra, lembrei de uma matéria que li a algum tempo e resolvi partilhar com vocês! Trata-se do Minhocasa, projeto de uma ONG daqui de Brasilia, que ainda não tive a oportunidade de conhecer.

Sabia que é possível fazer a decomposição do lixo orgânico doméstico, de forma simples e barata, dentro de sua própria casa? A ONG Instituto Coopera desenvolveu um projeto chamado Minhocasa. Num recipiente fechado e fácil de transportar, as minhocas transformam restos de comida em fertilizante natural, sem provocar mal cheiro, nem atrair vetores, como baratas e ratos.
Entendo que não basta ter as gavetinhas, mas é preciso ser responsável pelo procedimento.
Na reportagem em questão lembro-me de uma pessoa que comprou a idéia e usava o húmus produzido pelas suas minhocas para adubar o jardim de seu prédio. Achei o máximo a atitude e espírito de coletividade!
Aqui em Brasilia, como em quase todas as cidades brasileiras, a grande quantidade de lixo é um problema, bem como sua disposição.
Então está aí uma dica que pode ser colocada em prática, é uma alternativa ecológica e sustentável para cuidar de seu próprio resíduo.
Informação importante: A Minhocasa é comercializada em todo o Brasil. O valor do recipiente de três andares, ou mais, depende da quantidade de pessoas que moram na casa, variando entre R$ 195,00 e R$ 275, 00. E eles ainda dão cursos sobre todo o processo de compostagem.


Quando eu for fazer o curso dou notícias para todos vocês!

Mais informações sobre o projeto no site: http://www.minhocasa.com/. (Imagem retirada do site.)

Nenhum comentário: