quarta-feira, 4 de março de 2009

O que é Compostagem ?

Compostagem é um processo (conjunto de técnicas), que visa a produção de húmus (adubo orgânico) através da decomposição bioquímica de resíduos orgânicos (restos vegetais, animais, excrementos). Neste processo ocorre a reprodução em grande quantidade de bactérias aeróbicas. No processo de compostagem busca-se evitar a putrefação dos resíduos orgânicos.
O composto (adubo orgânico) produzido neste processo é muito usado na agricultura, paisagismo e jardinagem. Também é utilizado para recobrir e recuperar solos que perderam seus nutrientes naturais.
Em função da grande quantidade de lixo produzido nas grandes cidades, a compostagem torna-se uma medida necessária, pois, além de gerar renda e empregos, diminui a necessidade do uso de aterros sanitários. É, portanto, uma medida diretamente relacionada ao desenvolvimento sustentável do planeta.
Enquanto a reciclagem de resíduos sólidos pode ser usada para a produção de matéria-prima, os resíduos orgânicos podem virar compostos para a agricultura. Desta forma, torna-se cada vez mais necessária e importante a coleta seletiva de lixo.

Conceito retirado do dicionário do site: http://www.todabiologia.com/

Um comentário:

Patricia Vilas Boas disse...

Ei Leila! Que ótima as suas postagens sobre Compostagem!!! Sabe que vi outro dia um artigo sobre Compostagem em Apartamentos e estava querendo escrever um pouco sobre isso aqui, mas tudo o que vc colocou se encaixa perfeitamente naquilo que eu queria. Ótimo! Assim todo mundo fica sabendo um pouco mais sobre este tema tão importante.