domingo, 22 de março de 2009

Recicle a energia térmica da água do banho!

A tecnologia em prol do meio ambiente é uma aliada poderosa em tempos de crise (ambiental).
O tecnólogo José Geraldo de Magalhães, da Fapesp, inventou um jeito de aproveitar a água do banho que escorre ralo a baixo. A invenção recebeu o nome de “Recuperador de calor para chuveiros elétricos” e utiliza a água quente que escorre para reduzir em até 50% os gastos com energia elétrica.


Tudo o que você precisa é colocar um Recuperador em cima do ralo do banheiro. É uma espécie de tapetinho, com uma placa de calor de alumínio dentro, que usa a energia térmica da água quente do banho para esquentar a água fria da caixa d’água, que vai para o encanamento do chuveiro. Desse jeito, a água fica pré-aquecida, o que diminui pela metade os gastos com eletricidade durante o banho.


A tecnologia foi comprada pela empresa Rewatt Ecológica e pode ser instalada em qualquer banheiro. A Rewatt fica no bairro Carlos Prates aí em BH.

3 comentários:

Mariana disse...

Meu pai testou esse aparelho no banheiro dele uns tempos atrás e realmente nós notamos uma certa economia em energia. O problema é que acaba ficando difícil limpar e o tal tapetinho estraga muito rápido.

Leila disse...

Nossa! Valeu a dica Marilan.

Sidney disse...

olá, sou d Guarulhos São Paulo, como faço para adiquirir um recilador de energia térmica ?

sidney.fotografo@hotmail.com