quarta-feira, 15 de abril de 2009

Arte e Meio Ambiente - Tomas Saraceno

Continuando nosso passeio pela arte e seus desdobramentos dentro da temática ambiental apresento o trabalho de Tomas Saraceno.




A obra escolhida faz parte de um projeto desenvolvido pelo artista no Encontro Internacional de Medelín, entre janeiro e junho de 2007. Trata-se do Museu Aerosolar.
Um globo suspenso no ar foi construído com sacolas de plástico recicláveis doadas de várias partes do mundo: Itália, Alemanha, Emirados Árabes e Colômbia.

As sacolas estão unidas formando um imenso balão. O artista chama de “museu” porque os doadores podem desenhar e intervir com uma caneta nas sacolas. É um museu de tamanho, forma, cor e destino em constante crescimento e movimento, quanto maior o número de sacolas, maior o museu, a sua coleção e a distância de vôo para novas fronteiras. O museu vai se deslocando com o aquecimento do ar pelo calor do sol.
O trabalho foi apresentado no encerramento do Encontro em junho de 2007, no Parque de Santo Antônio, em Medelín. Com a ajuda de cinco homens foi possível elevar o globo que foi construído por mais de 50 pessoas. O objetivo é que o “museu” siga em travessia por vários países.
Tomas Saraceno concebe projetos de obras/arquiteturas infláveis, modulares e móveis com as quais é possível experimentar sensações pouco comuns. Persegue a idéia de construir cidades flutuantes e estruturas de transporte e outros tipos de construção sugerindo uma nova forma de viver e perceber a natureza. Ainda, estabelece um relação estreita com a tecnologia na construção de seus trabalhos, buscando a sustentabilidade humana no meio ambiente evidenciando problemas relacionados com conflitos fronteiriços e étnicos, crise ambiental, social e política.

Vale a pena conhecer mais o trabalho deste artista, em especial, suas cidades flutuantes.
Inté a próxima.

Fonte: CARVALHO, L. A. Um diálogo possível entre arte contemporânea e meio ambiente. Belo Horizonte: Universidade do Estado de Minas Gerais, Escola Guignard, 2007. Apresentação trabalho final curso.

Tomas Saraceno nasceu em Tucumán, Argentina, em 1973.
Vive e trabalha em Frankfurt, Alemanha.

Um comentário:

Patricia Vilas Boas disse...

Adorei!!! Muito original e lúdico!!!