quinta-feira, 16 de abril de 2009

O que comemos???

Dizem por ai que somos o que comemos.E muitos de nós procura sempre comer vegetais,legumes e frutas.

Será que é suficientemente saudável?

A ANVISA descobriu que não, tudo em decorrência de agrotóxicos.
Foi feito um estudo para avaliar a quantidade de residuos de agrotóxicos presentes nos alimentos. No balanço geral, das 1.773 amostras dos ezessete alimentos monitorados (alface, batata, morango, tomate, maça, banana, mamão, cenoura, laranja, abacaxi, arroz, cebola, feijão, manga, pimentão, repolho e uva), 15,28% estavam insatisfatórias.


Mais de 64% das amostras de pimentão apresentaram problemas. O morango, a uva e a cenoura também apresentaram índices elevados de amostras irregulares, com mais de 30% cada.

A cultura de tomate foi a que apresentou maiores avanços na redução do índice de irregularidades. Em 2007, 44,72% das amostras de tomate analisadas apresentaram resíduos de agrotóxicos acima do permitido. No último ano, esse número caiu para 18,27%.

O arroz e o feijão, coletados pela primeira vez no Programa de 2008, apresentaram índices de irregularidade de 3,68% e 2,92%, respectivamente. Juntamente com a manga, batata, banana, cebola e maçã, esses dois alimentos apresentaram os menores teores detectados.

Para reduzir o consumo de agrotóxico em alimentos, a Anvisa recomenda que o consumidor opte por produtos com origem identificada.

Dessa forma fica difícil comer bem!

Fonte: Ambiente Brasil

Nenhum comentário: