quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Qual é o lugar mais limpo do mundo?


Em meus passeios pela net encontrei este texto, que compartilho com vocês!

"Hoje, enquanto tomávamos café da manhã, minha filha de cinco anos me supreendeu com uma pergunta:
- Pai, qual é o lugar mais limpo do mundo? – questionou, em tom de charada.
Comecei a ponderar. Pensei: uma UTI de hospital. Afinal, a higiene é uma preocupação ali. Por outro lado, me ocorreu o drama das infecções hospitalares.
Tentei outra opção: uma fábrica de chips de computador. Ali, o pessoal aspira até as partículas de poeira, que podem danificar os circuitos delicados. Mas ainda assim sobram umas impurezas. Tanto que muitos chips saem com defeito.
Mais uma tentativa: o interior de um acelerador de partículas. Como explicar isso para uma menina de cinco anos? Tinha outra opção: o vácuo do espaço sideral. Essa era fácil de justificar. Mas resolvi ouvir primeiro.
- Não sei. Qual é o lugar? – eu disse.
- É o interior da floresta – ela respondeu. – Lá não tem poluição e nem vírus de gripe.
Parei para reavaliar. Ela tinha razão e acabara de me dar uma lição ecológica. Até filosófica. Em busca do lugar mais limpo do mundo, eu tinha excluído a vida. Inclusive a minha própria".

(Alexandre Mansur)
Fonte: http://colunas.epoca.globo.com/planeta/#post-2452
Imagem:http://atuleirus.weblog.com.pt/arquivo/floresta.jpg

Um comentário:

Patricia Vilas Boas disse...

Acho que temos muito a aprender com essas crianças... Elas têm uma forma de enxergar o mundo muito particular...