terça-feira, 13 de outubro de 2009

SEGUNDA SEM CARNE




Paul McCartney lançou na Grã-Bretanha em junho a campanha Segunda-Feira Sem Carne ("Meat Free Monday"), numa tentativa de ajudar a combater as mudanças climáticas. McCartney, suas filhas Stella e Mary e celebridades convidadas, incluindo Yoko Ono, percorreram um tapete verde no parque St. James, em Londres, em apoio à campanha que pede às pessoas que deixem de comer carne um dia por semana. A campanha já foi lançada nos Estados Unidos, na Austrália e agora no Brasil - em São Paulo.
Relatórios da ONU revelam que a criação de animais de corte é responsável por cerca de 18 por cento das emissões mundiais de gases estufa, responsáveis pelo aquecimento do planeta - mais que a indústria global de transportes.
"Designar um dia da semana no qual se deixa de consumir carne é uma mudança significativa que todos podem adotar e que vai ao cerne de várias questões importantes, políticas, ambientais e éticas, todas ao mesmo tempo", disse McCartney no site www.supportmfm.org. "Por exemplo, isso não apenas ajuda a combater a poluição, como também a promover a saúde melhor, o tratamento ético dos animais, o combate à fome mundial e a promoção do ativismo comunitário e político."
Para acessar o dossiê sobre o impacto ambiental da carne, em pdf, clique aqui.
Fontes:

3 comentários:

Carina disse...

with a little help from my friends...

eu amo o paul!

Rafa Santtos disse...

with a little help from my friends [2]
qdo comecei a ler achei uma viagem distante de mim, mas ao fim vi que a ideia não é ruim e não é difícil de ser aplicada. vou divulgar no meu twitter!

valeu pela dica.

Patricia Vilas Boas disse...

Acho a idéia excelente!!! Ainda mais juntar o Paul, que é uma figura super conhecida, com essa iniciativa bacana... Acho que pode funcionar muito para atingir a atenção das pessoas e, em um segundo momento, apresentar um modo simples de ajudar o meio ambiente em casa, fazendo um esforço que para alguns é bem pequeno...