domingo, 6 de dezembro de 2009

COP 15

Começa amanhã o COP-15! Confesso que estou apreensiva e espero que todos os representantes que irão negociar os rumos de nosso futuro estejam cientes da importância desse encontro.
Acompanhei as últimas notícias do meio científico sobre o aquecimento global e sinceramente não entendo a razão de tantas controversias. É inequívoco que o meio ambiente está respondendo às nossas ações, à ação humana. O planeta está esquentando e as consequências são terríveis e se espalham. Não vou ficar aqui repetindo aquilo que estamos cansados de ouvir e ler todos os dias.

Representantes de 190 países já estão em Copenhague. O maior desafio dos países reunidos em Copenhague é limitar a emissão de gases do efeito estufa, especialmente o gás carbônico. Existem outros fatores que levam ao aquecimento global, mas está comprovado que há uma relação direta entre o aumento da concentração do gás na atmosfera e o aumento da temperatura.

A imagem acima eu retirei do site oficial do encontro - http://en.cop15.dk/ . Que sirva para lembrar e informar às pessoas que nos leem que 5 espécies de pinguins da Antartica estão ameaçados de extinção. Sabem a razão? Estão morrendo de fome. O aumento da temperatura das águas impossibilita a vida do alimento dos pinguins: o "cril" - pequenos crustáceos.

Esse é apenas um de tantos exemplos dos efeitos do aquecimento global. Vamos torcer e acompanhar os debates do COP-15.

Boa semana a todos!

Um comentário:

Patricia Vilas Boas disse...

Pois eh, Leila, fico pensando o que mais precisa acontecer para que as pessoas, governantes, empresas e sociedade acordem para o problema ambiental...