terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Bicicletas voadoras



O arquiteto búlgaro Martin Angelov desenvolveu um projeto chamado Kolelinia que prevê um novo meio de transporte urbano: as bicicletas voadoras.
A ideia é simples de entender, mas difícil de colocar em prática. Angelov defende a construção de uma espécie de ciclovia, que passe por cima das grandes avenidas e dos cabos de eletricidade.
A bicicleta circularia por uma espécie de canaleta e, na altura do guidão, haveria um cabo de aço para prender a magrela e dar mais estabilidade ao ciclista. Além disso, por questões de segurança, Angelov propõe que quem estiver pedalando também seja preso ao cabo de aço, por equipamentos que se assemelham aos usados em escaladas.

O projeto mirabolante é uma alternativa para incentivar o uso de bicicletas e, assim, desafogar o trânsito das grandes avenidas, sem colocar em risco a vida dos ciclistas, que pedalam todos os dias pelas ruas das cidades com medo de carros, ônibus e caminhões.

Bacana, né?
Para saber mais sobre o projeto: http://kolelinia.com/en/

Essa proposta me lembrou o trabalho de um artista plástico chamado Jarbas Lopes!!! Quem foi ao Inhotim pode observar os desenhos da obra "Ciclovia Aérea". Para o artista a bicicleta é emblema da tecnologia do equilíbrio (o equilíbrio do ciclista, entre tecnologia do corpo e a do movimento, de meio de transporte e forma de energia, do ser no espaço aberto e seu motor interno ativo.
Os desenhos apresentam a proposta de uma ciclovia construída acima da cidade através de um circuito elevado de pontes que alterna graus de declives possibilitando um percurso inteligente e com menor esforço.
A proposta é certamente utópica, mas absolutamente pertinente.
Veremos o que acontece com o projeto Kolelinia...

Um comentário:

Marina da Mata disse...

Adorei o post Leila! Idéias mirabolantes!!!