sexta-feira, 26 de março de 2010

ÁGUA DOENTE


Na semana que comemoramos o dia mundial da água o Programa para o Meio Ambiente das Nações Unidas elaborou o documento entitulado "Água Doente".
O estudo afirma que pelo menos 1,8 bilhão de crianças com menos de 5 anos de idade morrem por ano em decorrência da “água doente” – o que representa uma morte a cada 20 segundos.

De acordo com o relatório, as populações urbanas deverão dobrar de tamanho nas próximas quatro décadas. A projeção é que os números subam dos atuais 3,4 bilhões para mais de 6 bilhões de pessoas. Nas grandes cidades já há carência de gestão adequada das águas residuais em decorrência do envelhecimento do sistema, de falhas na infraestrutura ou de esgoto insuficiente.

“Isso significa que mais pessoas agora morrem de água contaminada e poluída do que de todas as formas de violência, inclusive guerras. A água contaminada é também um fator chave no aumento de vidas vegetais e animais mortas em mares e oceanos de todo o mundo”, diz o documento, informando que 2 bilhões de toneladas de resíduos são jogadas em águas de todo o mundo por ano.

É assustador não?

Fonte: Agência Brasil

Um comentário:

Patricia Vilas Boas disse...

Realmente são assustadores esses dados. Daí a gente percebe a enorme importância do saneamento básico...