quarta-feira, 4 de agosto de 2010

PSICOLOGIA AMBIENTAL

Vocês já ouviram falar nesse ramo da psicologia? Para mim é novidade. Recebi um email de divulgação do I Seminário Mineiro de Psicologia Ambiental e fiquei intrigada, daí fui atrás de algumas respostas e encontrei o seguinte:
"A Psicologia Ambiental trata do relacionamento recíproco entre comportamento e ambiente físico, tanto construído quanto natural. Mantém interface com áreas de estudo tais como a sociologia e antropologia urbana, ergonomia, desenho industrial, paisagismo, engenharia florestal, arquitetura, urbanismo e geografia, entre outras. Na medida em que estas áreas estudam diferentes aspectos da organização de espaço/ambiente físico e sua relação recíproca com o ser humano, encontra-se freqüentemente, na literatura estrangeira, o termo environment-behavior relation para caracterizar este campo de estudo, para o qual sugere-se, em Português, o termo relações indivíduo-ambiente."
O conceito acima foi extraído do site do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasilia. Mas existem vários sites de outras universidades e instituições que se dedicam a Psicologia Ambiental.
Mais um exemplo do quanto a área ambiental é multidisciplinar, permeando os mais diversos ramos do conhecimento.
Aproveito e repasso aos interessados link para maiores informações sobre o Seminário: http://www.crpmg.org.br/GeraConteudo.asp?materiaID=1471

2 comentários:

Marina da Mata disse...

Vixe! Acho que a humanidade tá precisando fazer uma terapia ambiental!

Patricia Vilas Boas disse...

Esse tema é muito interessante! É mesmo impressionante como o aspecto ambiental está presente em tudo que envolve a nossa vida...