domingo, 5 de setembro de 2010

Sem sacola plástica, o que fazer com o lixo?

Recebi essa mensagem por email, mas não tinha a origem da fonte. Quem souber e puder informar, agradecemos! Espero que curtam a Ecodica. Boa semana e bom feriado a todos.

"Dia desses, quando recusei a sacolinha plástica numa loja, ouvi da moça do caixa: mas como você faz com o seu lixo? Não foi a primeira vez que me perguntaram isso. A grande justificativa das pessoas que dizem que "precisam" das sacolinhas é a embalagem do lixo. Tudo bem, não dá mesmo pra não colocar lixo em saco plástico, mas será que não dá pra diminuir a quantidade de plástico no lixo? Melhor do que encher diversos saquinhos plásticos ao longo de uma semana é usar um único saco plástico dentro de uma lixeira grande na área de serviço, por exemplo, e ir enchendo-o por alguns dias com os pequenos lixinhos da casa (da pia, do banheiro, do escritório). Se o lixo é limpo, como de escritório (papel de fax, pedaços de durex, etc), pode ir direto para a lixeira sem proteção. No caso dos lixinhos da pia e do banheiro (absorventes, fio dental, cotonetes), o melhor substituto da sacolinha é o saquinho de jornal. Ele mantém a lixeira limpa, facilita na hora de retirar o lixo e é facílimo de fazer. Leva 20 segundos. A ideia veio do origami, que ensina essa dobradura como um copo. Em tamanho aumentado, feito de folhas de jornal, o copo cabe perfeitamente na maioria dos lixinhos de pia e banheiro que existem por aí. Veja:
Você pode usar uma, duas ou até três folhas de jornal juntas, para que o saquinho fique mais resistente. Tudo no origami começa com um quadrado, então faça uma dobra para marcar, no sentido vertical, a metade da página da direita e dobre a beirada dessa página para dentro até a marca. Você terá dobrado uma aba equivalente a um quarto da página da direita, e assim terá um quadrado.
Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda, formando um triângulo, mantendo a base para baixo.

Dobre a ponta inferior direita do triângulo até a lateral esquerda. Vire a dobradura "de barriga para baixo", escondendo a aba que você acabou de dobrar.
Novamente dobre a ponta da direita até a lateral esquerda, e você terá a seguinte figura:
Para fazer a boca do saquinho, pegue uma parte da ponta de cima do jornal e enfie para dentro da aba que você dobrou por último, fazendo-a desaparecer lá dentro.
Sobrará a ponta de cima que deve ser enfiada dentro da aba do outro lado, então vire a dobradura para o outro lado e repita a operação.
Se tudo deu certo, essa é a cara final da dobradura:
Abrindo a parte de cima, eis o saquinho!
É só encaixar dentro do seu cestinho e parar pra sempre de jogar mais plástico no lixo!
Que tal?
Pode parecer complicado vendo as fotos e lendo as instruções, mas faça uma vez seguindo o passo a passo e você vai ver que depois de fazer um ou dois você pega o jeito e a coisa fica muito muito simples. Daí é só deixar vários preparados depois de ler o jornal de domingo!

9 comentários:

Antonio Gabriel Cerqueira Gonçalves disse...

Autoria: Monique Futscher
Blog Mimirabolantes - Postagem original.

Antonio Gabriel
Autor do Blog Diário do Verde.

sam disse...

Faltou dizer que os Sacos de Lixo no mercado devem atender à NBR 9191/2000, que possui requisitos mínimos para garantir que os sacos de lixo sejam resistentes a ruptura e vazamento e sejam impermeáveis. Já com as sacolinhas isso não acontece.

Leila Andrade de Carvalho disse...

Obrigada Antônio e Sam pelos complementos!

єviє мαriє...♥ disse...

Mais mesmo assim vocês não explicam o que as pessoas fazem com o mau cheiro que vai acumulando com o lixo,com baratas e ratos e fora que o cachorro pode rasgar a sacola,e quem mora em apartamento faz o que?
Tento ser o ecológica, mais ainda não utilizo muito na pratica,fica mais na vontade,mas confesso que tenho diminuído bastante o meu consumo desenfreado em compras desnecessárias.

Leila Andrade de Carvalho disse...

Olá Evie! Agradeço o comentário. Corcordo que não é tão simples mudar hábitos e as vezes as melhores soluções demandam um pouco mais. De qq forma o pouco é melhor do que nada.
Realmente não dá para deixar lixo orgânico ou molhado estocado dentro de casa por todas as razões que você mencionou. Mas dá para usar uma quantidade pequena de sacolinhas qdo separamos do lixo possível de ser reciclado. Aqui em casa tudo que é seco e reciclavel é estocado em separado! Um outra idéia que ainda não coloquei em prática, mas é o próximo passo: comprar um minhocasa - são gavetas que reciclam o lixo organico a partir da atividade de minhocas. Todo resto de alimentos é tranformado em um nutritivo humus para as plantas. Isso sem mau cheiro ou sujeira. Próprio inclusive para quem vive em apartamentos.

Leila Andrade de Carvalho disse...

Ha! E o reciclado não precisa ser levado para os pontos de coleta em sacolas. Eu uso sempre caixas que coloco minhas compras qdo vou ao supermercado.

Patricia Vilas Boas disse...

Evie! Só pra completar o que a Leila disse, uma outra opção é vc fazer dois desses recipientes com jornal e encaixar um no outro, como um grande embrulho. Assim, ele não ficaria aberto e não geraria mau cheiro.
Abraços,

Bárbara Moreno disse...

Poe mais que seja bastante dificil nos adequarmos ao ambientalmente correto´é importante que a iniciativa apareça e que tentemos cada vez mais saidas para nos enquadrarmos!Boa Pat!Boa Leila!

Ananda disse...

Muito legal, gostei! Parabéns pelo blog, sempre ótimas postagens...