segunda-feira, 8 de novembro de 2010

SEMINÁRIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE

De 11 a 14 de novembro, a Estância Ecológica SESC Pantanal será cenário de importante evento internacional dedicado a tema relevante para o futuro do Planeta: a Educação Ambiental. Dividido em dois momentos – uma programação técnico-científica, apoiada em painéis temáticos, e outra programação vivencial, baseada em práticas e atividades ecoturísticas e de proteção ambiental – o encontro deverá atrair para o Pantanal parlamentares e especialistas em meio ambiente e educação. Numa iniciativa conjunta dos senadores Flávio Arns, Marisa Serrano, Romeu Tuma (in memoriam) e Sérgio Zambiasi, o Seminário tem por objetivo destacar o papel da educação e do meio ambiente no despertar da sociedade para um novo modelo de desenvolvimento econômico em bases sustentáveis e alinhado com os princípios do ecoturismo.

A abertura do evento, programada para o dia 11 de novembro, a partir das 19h, deverá contar com as presenças: da presidenta da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, Senadora Fátima Cleide; com o presidente da Confederação Nacional do Comércio, Dr. Antonio Oliveira Santos; com o Governador do Estado do Mato Grosso, Silval Cunha Barbosa; além da ministra brasileira Izabella Mônica Vieira Teixeira, do Meio Ambiente, e da Coordenadora Geral de Educação Ambiental da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação, Rachel Trajber. Estes dois últimos integrarão também a primeira mesa temática, realizada na sexta-feira, dia 12, que debaterá a ação governamental, a experiência nacional e a prática curricular voltadas à educação ambiental.

Completarão a mesa como conferencistas convidados: o jornalista e escritor Washington Novaes, um dos pioneiros no jornalismo sobre meio ambiente e ecologia; Luiz Carlos de Menezes, Professor, Especialista em Educação e membro da equipe da UNESCO do Projeto de Currículos Integrados no Ensino Médio; e Leopoldo Brandão, consultor da Presidência do Conselho Nacional do SESC, responsável pelo Projeto SESC Pantanal. Também na sexta, à tarde, a mesa temática “Experiências Internacionais” mobilizará conferencistas de renome internacional, como: Michael Becker, representante do WWF-Brasil, organização que desenvolve projetos em todo o país e integra a Rede WWF, uma das maiores maiores organizações de conservação independentes do mundo, presentes em mais de 100 países; Cem Özdemir, Co-Presidente do Partido Verde Alemão; e Enrique Leff, especialista em educação ambiental, professor de Ecologia Política e Políticas Ambientais na Pós-Graduação da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM).

Na manhã de sábado, dia 13, antecedendo à sessão de encerramento, está prevista a mesa “Um olhar para o futuro” que discutirá as perspectivas do Planeta face à relação atual entre o homem e a natureza. Dentre os conferencistas internacionais, destacam-se neste painel as participações de: Peter Garrett, Ministro da Educação Escolar, Infância e Juventude da Austrália. Do lado brasileiro, participa a senadora Marina Silva, professora e Ex-Ministra do Meio Ambiente; Ministro Herman Benjamin, Ministro do Superior Tribunal de Justiça e Especialista em Direito Ambiental e o deputado Fernando Gabeira, jornalista, escritor e membro-fundador do Partido Verde brasileiro.

Participantes de peso! Acredito que será um evento com discussões riquissimas.
Para maiores informações:
Comissão de Educação, Cultura e Esporte - Senado Federal
Tel: 61 33034604/3498
Email: scomce@senado.gov.br

Nenhum comentário: