quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Arte Contemporânea - GLOBAL TREE PROJECT


Esta instalação, chamada Hanging Garden, foi feita com duas árvores (uma bétula morta e outra viva) dentro de uma igreja abandonada na cidade de Cincinnati, nos EUA. O trabalho é parte de um projeto maior, chamado Global Tree Project, que tem trabalhos no Japão, Índia, Irlanda, entre outros. O autor da obra, Shinji Turner-Yamamoto, conta que, ao conectar as duas árvores pelas raízes, uma morta e outra viva, quis evocar o ciclo da vida e aumentar as conexões das pessoas com o mundo natural.
“Focado na natureza e no meio ambiente, eu crio instalações em locais específicos por todo o mundo, que exploram a interação entre a ausência e a presença e ilumino o espiritual na natureza”, explica ele.
Após o fim da impressionante instalação, em outubro deste ano (após 9 meses pendurada), o projeto Hanging Garden não está concluído: a bétula viva foi replantada no jardim do monastério da Holy Cross Church e a outra terá seus galhos, raízes e troncos utilizados em projetos de arte de estudantes de escultura na Art Academy of Cincinnati, que trabalharão sob a supervisão de Yamamoto.
Mais sobre o projeto em Global Tree Project