domingo, 29 de maio de 2011

Movimento LIMPA BRASIL - LET'S DO IT!

O MUNDO FICOU PEQUENO DEMAIS PARA TANTO LIXO

A proposta do movimento Limpa Brasil Let’s Do It! é unir esforços dos diversos setores da sociedade a fim de reverter uma realidade de descarte de resíduos e descaso com o ambiente. A iniciativa pretende convocar as pessoas das maiores cidades brasileiras a participarem de um movimento mundial de remoção de resíduos inadequadamente depositados no espaço público. Por meio de uma intensa campanha educativa e de mutirões de limpeza, o movimento quer dar um grande passo para a preservação ambiental e para a criação de um maior comprometimento da sociedade com a questão do lixo e com os problemas ligados a ele em todas as áreas: saúde, educação, preservação do bem público e do meio ambiente.

Sete cidades – todas com mais de um milhão de habitantes – participarão do movimento inicialmente: Rio de Janeiro, Brasília, Campinas, Guarulhos, Goiânia, Belo Horizonte e São Paulo. Serão 10 anos de atividades, a fim de gerar uma mudança efetiva e abrangente. A primeira das ações acontecerá no dia 5 de junho, durante a celebração mundial da Semana do Meio Ambiente.

A busca de um caminho para uma sociedade sustentável só pode se dar através da educação, da valorização da cidadania, do respeito ao próximo, da preservação do bem comum e da conscientização a respeito das atitudes de cada um no cotidiano. É preciso começar a agir, cada um fazendo o que está ao seu alcance, pois cada dia que se perde faz com que as atitudes necessárias sejam mais complexas, caras e difíceis de executar. (Texto retirado do site Limpa Brasil)

RIO: 5 de junho

A maior mobilização social do mundo chega à cidade maravilhosa no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho! O movimento promove nesta data, no Rio de Janeiro, ações de coleta e separação de lixo. O município será o primeiro a receber a atividade, que articula milhares de voluntários nas maiores cidades do país. Para participar, você precisa se cadastrar como voluntário, informando de que forma pode colaborar com o Limpa Brasil. Precisamos de apoio para mapear os pontos da cidade em que se acumula lixo pela cidade – nas ruas, calçadas, terrenos baldios, praças etc. Precisamos de colaborações com a divulgação, logística e organização da ação. E precisamos de gente disposta a trabalhar no 5 de junho.

Quer participar do mutirão de limpeza? Começa assim: entre os dias 1º e 3 de junho, retire o kit para o dia da ação, composto por dois sacos feitos com polietileno verde, 100% reciclável, fabricados pela Braskem, que serão utilizados como luva e recipiente para acondicionar todos os resíduos sólidos coletados. O material será distribuído em 36 agências do Banco do Brasil espalhadas pela cidade. Na quinta-feira, 2 de junho, quem se inscreveu para trabalhar nos EcoPontos (tendas estruturadas com o apoio de associações de catadores e recicladores de resíduos sólidos, nas quais será recebido todo o lixo recolhido pela população) poderá participar de uma oficina de capacitação, na qual aprenderá sobre os métodos para recolhimento do material, os cuidados necessários e a utilização da ferramenta de mapeamento.

No dia 5 de junho, a partir das 9 horas e até às 17 horas, a capital carioca terá em funcionamento 18 EcoPontos. Nestes locais, o lixo reciclável será triado, sob a orientação de quem tira dessa atividade o seu sustento, depositado nas caçambas cedidas pela BrasilPET e encaminhado para as cooperativas de catadores. O restante dos rejeitos será recolhido pelo serviço de coleta da Prefeitura.

Acesse o site e saiba mais informações sobre o movimento. Também é possível ler textos e artigos interessantes sobre o tema , ter acesso a eventos, além de tornar-se um voluntário.

Conheça e participe!

Nenhum comentário: