domingo, 26 de junho de 2011

Telhado Verde


O telhado verde começa a se difundir pelo Brasil e é uma ótima alternativa para melhorar a infiltração de água nas grandes cidades, regular a umidade do ar, regular a temperatura interna das casas e com isso diminuir o consumo de energia elétrico reduzindo o uso de aquecedor e ar-condicionado.

Há quase um século, o teto verde, também chamado de cobertura-jardim, é usado em casas e prédios modernos da Europa e se tornou popular em países como a Alemanha, pioneiro no desenvolvimento deste tipo de telhado. Na história da arquitetura, o mestre finlandês Alvar Aalto foi o primeiro a projetar uma residência com vegetação no teto.

As pesquisas em torno desse tipo de telhado avançaram nos anos 1970 nas universidades. E a indústria passou a investir na fabricação das coberturas nos anos 1980. No Brasil, aos poucos os consumidores começam a se interessar pelo produto. Por enquanto, a maioria dos projetos é executada pela Ecotelhado, empresa com sede no Rio Grande do Sul e que atua em todo o país, e pela Teto Verde Bioarquitetura, que fica no Rio de Janeiro. Em São Paulo, há casas com cobertura verde criadas pelo escritório Brasil Arquitetura.

De modo geral, a tecnologia do telhado verde envolve materiais betuminosos impermeáveis à água e resistentes ao crescimento de raízes. A cobertura vegetal, de grama ou plantas, pode ser instalada em lajes de prédios e sobre telhas convencionais, como as de cerâmica e as de fibrocimento. O custo ainda é alto, mas acaba compensando a longo prazo com a economia de energia elétrica.

Informações retiradas de artigo publicado no site da Revista Casa e Jardim.

3 comentários:

Rosana disse...

AMei tô doida p fazer esse telhado na
minha casa. Me digam como fazer?

Ecomeninas disse...

Olá Rosana, infelizmente quanto ao telhado em si, nós não podemos ajudá-la já que somos advogadas. Sugerimos que entre em contato com a Ecotelhado, empresa com sede no Rio Grande do Sul e que atua em todo o país, e com a Teto Verde Bioarquitetura, que fica no Rio de Janeiro. Em São Paulo, há casas com cobertura verde criadas pelo escritório Brasil Arquitetura. Na internet deve ser possível encontrar mais informações. Boa sorte!

Anônimo disse...

Olá Pessoal, somos parceiros da Ecotelhado aqui em BH e quem precisar do serviço de infraestrura verde (telhados, jardins verticais, paviemntos permeaveis, entre outros) em MG,estamos à disposição para atendê-los.
Nosso tel é 31 - 3041 7252

Carvalho Engenharia