terça-feira, 30 de novembro de 2010

O olhar da UFMG sobre as Serras da Gandarela e do Caraça

A manutenção da integridade das Serras da Gandarela e do Caraça será tema de um seminário promovido pela UFMG hoje e manhã. Mesmo que este post esteja um pouco encima da hora, ainda dá tempo de participar e se engajar nessa discussão.

A região da Serra do Gandarela está localizada no interior do Quadrilátero Ferrífero e abrange os municípios de Caeté, Santa Bárbara, Rio Acima, Raposos, Barão de Cocais e Itabirito - região metropolitana de Belo Horizonte. A região de exuberante biodiversidade e beleza cênica é conhecida internacionalmente por se tratar de uma área rica em minérios, com destaque para o minério de ferro e por isso de grande interesse econômico.


Dessa forma, a Serra do Gandarela e sua vizinha a Serra do Caraça que têm sido alvo, há muito tempo, de intensas pressões de exploração antrópicas seja pela ocupação urbana irregular, seja, sobretudo, pelas mineradoras interessadas no minério de ferro da região, se apresentam como uma área com alta demanda de estudos científicos pelas diversas áreas do conhecimento, carentes de políticas que possibilitem o seu desenvolvimento sob bases sociais e ambientais realmente sustentáveis para as comunidades da região.



O seminário terá um enfoque mais acadêmico, mas também serão discutidos aspectos práticos e polêmicos sobre o processo de licenciamento da Mina Apolo da Vale e do Ramal Ferroviário da Mina, a criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela, entre outros.

Vale a pena conferir!

Nenhum comentário: