quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Mutirão ajuda a proteger áreas de preservação permanente em Brás Pires



Para quem ainda não conhece, o Instituto Xopotó é uma organização social, sem fins lucrativos, partidários ou religiosos, fundada em Brás Pires no ano de 1999 e qualificada pelo Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) em 2007. O nome XOPOTÓ foi escolhido em referência ao rio que corta a região, um dos primeiros formadores do rio Doce.
Através de diversas ações sócio-ambientais, o Instituto Xopotó vem bravamente ajudando a comunidade de Brás Pires, Minas Gerais.




Exemplo disso foi o primeiro "Mutirão da Proteção", realizado no dia 30 de outubro, para o cercamento da principal nascente da fazenda São Domingos no município de Brás Pires. O evento contou com a participação de 12 proprietários rurais que voluntariamente construíram uma cerca na área de preservação permanente da nascente da propriedade do produtor rural e professor, Marcos Cabral.

"O trabalho começou às oito horas da manhã e terminou às 13 horas com uma confraternização. Foram estaqueados 196 mourões e utilizado mais de 2.300 metros de arame. Os mutirões irão ocorrer em nove propriedades do município de Brás Pires que fazem parte do Programa Agente Ambiental, do Instituto Xopotó, com o apoio do Instituto Estadual de Floretas (IEF) que doou mourões, arame, grampos, mudas de espécies nativas, formicida e fertilizantes. Ao todo 11 hectares serão cercados. Essas ações fazem parte da Fase III do Programa, relacionado à execução dos Planos de Sustentabilidade da Propriedade Rural (PSPR). Marcos Cabral mobilizou vizinhos e amigos para ajudá-lo na construção da cerca em sua propriedade. Ela irá evitar que os animais continuem a andar no entorno da nascente, prejudicando o crescimento da vegetação e reduzindo assim o volume de água. Para o produtor a importância do mutirão está voltada também para a conscientização da população em relação a esses cuidados com a natureza. “É preciso conscientizar a população de que se cada um fizer sua parte, nossa futura geração terá uma vida melhor”, acredita Marcos. O professor ainda ressalta satisfeito: “Hoje temos pouca mão de obra disponível na zona rural, então a melhor forma de se realizar determinados serviços é reunir os amigos, oferecer um bom almoço acompanhado de uma boa prosa e uma boa cachaça”. Este ato de ajuda mútua e de solidariedade resgata o antigo mutirão realizado nas fazendas na década de 50.

O próximo mutirão irá acontecer no dia 13 de novembro na propriedade do comerciante e agricultor, Wanderley da Silva Gonçalves.

Mais informações: Instituto Xopotó
(31) 3471-0024- (31) 84634731 / comunicacao@xopoto.org.br
www.xopoto.org.br
Assessoria de Comunicação - Hellen Trindade

Crédito das fotos: Instituto Xopotó

Nenhum comentário: