domingo, 17 de outubro de 2010

Civismo em Ipanema

No feriado do dia 12 de outubro fui para o Rio de Janeiro e ao passear pelo calçadão, na Praia de Ipanema, dei de cara com algumas áreas de restinga em recuperação, em frente à praia. Pesquisei e descobri que se trata de um Projeto da Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Fundação de Parques e Jardins, que visa recuperar a área de proteção ambiental da orla marítima carioca. Esse projeto conta também com a parceria de empresas como a Osklen e a Grandene, além do Instituto-e.

As áreas preservadas não são muito extensas, mas simbolizam uma atitude de respeito e funcionam como propagadores da idéia de conservação ambiental.

Por outro lado, é inegável o apelo publicitário verde do programa. Com certeza a comunidade passa a enxergar essas empresas com outros olhos, de uma forma positiva já que elas demonstram que se preocupam com o meio ambiente.

Esse tipo de ação é válido, é na verdade questão de urbanidade, já que essas empresas, assim como todo cidadão, devem zelar pelo ambiente. Pra mim, essa é a mesma lógica que leva instituições a adotarem canteiros e áreas verdes dentro das cidades. Em última instância é um ato de civismo que todos nós deveríamos praticar.

No site do Instituto-e, há algumas informações sobre esse Projeto de Recuperação da Costa. O site é: http://www.institutoe.org.br/

Nenhum comentário: