segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Ibama e PF intensificarão ações conjuntas em 2009


O presidente do Ibama, Roberto Messias, anunciou hoje que o Ibama e a Polícia Federal intensificarão em 2009 o trabalho conjunto na repressão a crimes ambientais, em especial contra o desmatamento na Amazônia. Numa conversa na manhã de hoje, Messias e o chefe da Divisão de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e o Patrimônio Histórico da Polícia Federal, o delegado federal Álvaro Palharini, acertaram os próximos passos.

“A continuação e o aprofundamento do trabalho com a PF é essencial. A redução do desmatamento comprova a eficiência desta parceria”, afirmou o presidente, logo após entrevista coletiva no Ministério do Meio Ambiente para divulgar que o desmatamento caiu 82% entre agosto de dezembro de 2008 comparado a igual período do ano anterior, conforme levantamento do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia).

Durante a coletiva, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e o delegado Palharini defenderam maior integração do Ibama e da Polícia Federal, em 2009. Segundo eles, a integração resultou em êxito para o combate do desmatamento no ano passado.

Messias antecipou que o Ibama irá ampliar o número e o alcance das suas operações na Amazônia para atingir a meta de reduzir a taxa de desmatamento, medida em quilômetros quadrados, a quatro dígitos. É o primeiro passo para reduzir em 70% o desmatamento na Amazônia até 2017, compromisso assumido pelo Brasil e anunciado pelo ministro Minc durante a14ª Conferência das Partes (COP) da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima, em Poznam (Polônia).

(FONTE: IBAMA)

Nenhum comentário: