

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
Sancionada lei que institui partilha do pré-sal

terça-feira, 28 de dezembro de 2010
Vamos separar o lixo?

Lei prevê multa para quem não separar lixo doméstico
Responsabilidade compartilhada
Cerrado: Imagens de Fronteiras e Transformações - SP

Um apanhado dessas belezas e mazelas pode ser conferido a partir do dia 9/12 no Senac Lapa Scipião (SP), onde foi instalada a exposição Cerrado: Imagens de fronteiras e transformações. As fotografias são do britânico Peter Caton, a curadoria de João Kulcsár e a promoção do Instituto Sociedade, População e Natureza (DF) e do Senac.
As 25 imagens captadas durante a passagem de Caton por várias regiões do Cerrado revelam a riqueza ecológica do bioma, com suas veredas, florestas, savanas e campos, usos da terra às vezes voltados à agropecuária e em outras à produção de carvão, e ainda populações espalhadas pelos recantos do país.
Estudos comprovaram que o Cerrado é a formação com savanas mais rica em vida no planeta, abrigando 5% das espécies mundiais e três em cada dez espécies brasileiras. No Cerrado vivem cerca de 30 milhões de brasileiros, incluindo populações de quilombolas, geraizeiros, quebradeiras de coco babaçu, ribeirinhos, vazanteiros e indígenas.
A mostra segue até o dia 20 de janeiro, de segunda à sexta-feira das 9h às 21h e aos sábados das 9h às 16h. A entrada é gratuita.
Fonte do texto: site da WWF, através do seguinte link: http://cuidardanatureza.wwf.org.br/blog/2010/12/fronteiras-do-cerrado-em-exposicao/
segunda-feira, 27 de dezembro de 2010
Decreto nº 7.404/2010 regulamenta a Política Nacional de Resíduos Sólidos

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
A misteriosa Flor Cadáver
Conhecida como Flor-Cadáver, depois de desabrochar, o que só acontece aproximadamente a cada dez anos, ela dura no máximo três dias.
A espécie (Amorphophallus titanum) é endêmica da ilha de Sumatra, na Indonésia, e foi descrita pela primeira vez pelo botânico Odoardo Beccari em 1878.
Olha só que coisa mais rara e estranha! E bem ali em Inhotim, pertinho da gente. Corre que ainda dá tempo de pegar ela aberta!
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
Agravo: recurso mais "ecológico"

Nesses casos, será cabível agravo de instrumento, que é interposto diretamente no tribunal, com um instrumento (CPC, art. 524 e 525), ou seja, instruído com cópias de peças do processo em curso na primeira instância, para que os desembargadores possam compreender a controvérsia submetida ao seu crivo.
Liminar determina suspensão de vendas de imóveis no condomínio Vale dos Cristais, em Nova Lima (MG)


Contra o deferimento da liminar, a imobiliária ainda poderá apresentar recurso de Agravo.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério Público Estadual
Tel: 31-3330-8166/8016
Econexos por Ecomeninas no TOP 3!
O Blog Econexos por Ecomeninas foi eleito um dos três melhores blogs de sustentabilidade, na categoria profissional, pelo Júri Acadêmico do Prêmio TOP BLOG. Estamos no TOP 3!!! Olhem lá: http://www.topblog.com.br/2010/index.php?pg=Top3Academico
Só para lembrar, blogs de todo o Brasil participaram do concurso promovido pelo TOP BLOG e esta é apenas a primeira participação do Econexos por Ecomeninas. Sucesso total!
Agora exibimos este banner - que ilustra esta postagem - no canto direito superior da página do blog como um grande troféu!
Muito obrigada pelo apoio!!!
domingo, 19 de dezembro de 2010
Ecomeninas de novo no Green Drinks!!!
Na semana passada, na terça-feira, dia 14/12, aconteceu mais um Green Drinks no restaurante Rima dos Sabores, em Belo Horizonte. E nós, as Ecomeninas, apresentamos o tema "Logística Reversa e Aspectos Importantes da Lei 12.305".
A apresentação foi bem prática e contou com comentários e a participação de vários interessados. Falando nisso, pra variar, o Green estava bem cheio, o que mostra o quanto a questão ambiental vem ganhando força por aqui. Aí vão algumas fotos tiradas durante o evento.
O Green Drinks também contou com a participação do Professor Aluízio Bernardino da UNA, que aparece na foto abaixo, que falou um pouco da aplicação da Logística Reversa para a Sucata Automotiva de Aço.
Agradecemos a presença de todos e convidamos vocês para seguirem o nosso blog!
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
Reunião para discutir Direitos dos Animais - BH

O Movimento Nossa BH convida para discutir os direitos dos animais de Belo Horizonte. Nesta sexta-feira, dia 17, às 16h., estarão presentes pessoas, entidades, movimentos e interessados no tema para abrir o diálogo entre poder público e sociedade sobre cuidados, espaços, políticas públicas e a situação atual da venda de animais, adoção e espaços públicos de acolhimentos dos bichinhos.
Venha contribuir com suas ideias!
Reunião do GT Defesa Animal
Data: 17 de dezembro, sexta-feira
Horário: 16 horas
Local: Sede do Nossa BH – Rua Timbiras, 2.875, Barro Preto (prédio do Cemais)
info: comunica@nossabh.org.br
Twitter:www.twitter.com/nossabh
Site:www.nossabh.org.br
O Nossa BH é um movimento que conta com a colaboração voluntária de pessoas e organizações sociais e empresas. Para contribuir, você pode realizar um depósito no Banco Mercantil do Brasil, agência 3050, conta 25782-7, CNPJ 10.907.809/0001-55 e informar à Secretaria Executiva do Movimento pelo endereço eletrônico comunica@nossabh.org.br. O Movimento busca a educação cidadã, a incidência e o controle social sobre as políticas públicas urbanas, baseando-se na democracia participativa, na pluralidade de ideias e no apartidarismo para articular os cidadãos em torno de um desejo maior: viver numa cidade justa e sustentável.
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
Natal Engajado!
É possível fazer diferente. Tive notícias de que Belém está expondo uma árvore de natal reciclada a partir de pets, o que é um ótimo exemplo a ser seguido! E BH, através da Fundação Zoo-Botânica, também está desenvolvendo uma iniciativa engajada. Olhem só:
A Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte promoveu na sexta, dia 10/12, a reabertura do Presépio Ecológico, uma atração para crianças, jovens, adultos e idosos que buscam lazer, cultura e tranquilidade em meio a um cenário exuberante. O presépio estará aberto à visitação até o dia 6 de janeiro de 2011, de terça-feira a domingo, das 8h30 às 16h.
Considerada uma verdadeira obra de arte ao ar livre, o presépio é formado por um conjunto de 28 peças feitas em topiaria, técnica milenar originária dos Jardins da Babilônia, em tamanho natural que retratam, além das figuras da Sagrada Família (José, Maria e Menino Jesus), os três reis magos (Gaspar, Baltazar e Belchior) e 19 réplicas de animais dos cinco continentes, como elefante, onça, lobo-guará, casuar, camelo e cervo-nobre, dentre outros.
A Fundação Zoo-Botânica fica na avenida Otacílio Negrão de Lima, 8.000, na Pampulha, em Belo Horizonte. Está aberta para visitação pública de terça-feira a domingo, das 8h30 às 16h. Nas terças-feiras e no primeiro sábado de cada mês a entrada do visitante na Zoo-Botânica é gratuita. De quarta-feira a sábado são cobrados R$ 2 por visitante e aos domingos e feriados o ingresso é de R$ 4 por visitante.
Fonte da notícia: http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/noticia.do?evento=portlet&pAc=not&idConteudo=42412&pIdPlc=&app=salanoticias
domingo, 12 de dezembro de 2010
Sobre o clima no Brasil
Fonte: Folha de São Paulo
Sobre o clima
Fonte: http://www.tictactictac.org.br/
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Hotel de Lixo?
Vamos ver se fica melhor agora. Vou refazer a pergunta!
O que você responderia se alguém te convidasse para dormir em um hotel feito de lixo, ecologicamente correto, a partir dos resíduos retirados das praias européias (desinfetados, é claro)?
Parece um tanto inusitado e realmente deve ser um programa bem exótico...
Esse hotel existe de verdade! É o Hotel Save The Corona Beach, que foi montado em Roma, bem no centro da cidade e é o primeiro do mundo a ser produzido a partir de detritos. Cerca de 12 mil quilos de resíduos recolhidos nas praias da Europa dão vida ao hotel engajado.
O projeto é de autoria de um alemão, H. A. Shult, constituindo parte de uma campanha de publicidade promovida pelo grupo ambiental Save The Beach. É um belo exemplo de marketing verde!
Pena que o empreendimento tem seus dias contados. É temporário e não aceita reservas. Os clientes só podem permanecer até 4 dias.
Em entrevista dada à BBC, o criador Shult explica: "É feito de lixo, porque onde quer que você vá neste planeta há lixo. Estamos vivendo em uma época de lixo no planeta que estamos apenas alugando”.
De acordo com a modelo dinamarquesa Helena Christensen, uma das primeiras clientes, o hotel é uma notável obra de arte. "Quando você está no interior, tem paredes como haveria em uma casa normal, mas elas são feitas de resíduos inorgânicos" disse Christensen, que também é uma ativista ambiental.
Fazer um hotel de lixo parece um bom começo...
Visite o site do Hotel: http://www.coronasavethebeach.org/en/el-hotel/
Texto adaptado da matéria publicada pela BBC News.
Não se esqueçam!
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
Roraima Antecipa as Mudanças do Código Florestal

A Área de Preservação Permanente (APP) do Rio Branco, o maior do estado, foi reduzida de 500 para apenas 50 metros (Lei Complementar nº 153/2009). Como o Rio Branco tem mais de mil metros de uma margem a outra, proteger apenas 50 metros de margem significa reduzir a APP para menos de um vigésimo de sua largura, colocando em risco a saúde do rio.
Na teoria a APP não foi reduzida, apenas se tornou de interesse social e utilidade pública para a agropecuária em geral. Na prática é o mesmo. Ao determinar que “fica vedada a exploração de floresta ou vegetação nativa em faixa marginal de 50m,contando do limite do canal”, a lei permite que a vegetação original da beira do rio, antes protegida até 500 metros, seja derrubada e vendida, e permite ainda que o proprietário receba licenciamento automático se a licença ambiental não sair em até noventa dias, além de incentivos e isenções.
E o Licenciamento Ambiental automático? Que absurdo! Se for assim, nem precisa de órgão ambiental...
Fonte da notícia: http://www.socioambiental.org/nsa/direto/direto_html?codigo=2010-11-24-093705 , de autoria de Ciro Campos, em 24/11/2010, Instituto Sócioambiental.
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
domingo, 5 de dezembro de 2010
sábado, 4 de dezembro de 2010
Recado Greenpeace para ciberativistas!

Olá, ciberativista
A frase “levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima” nunca fez tanto sentido como na 16ª Conferência do Clima (COP16), que acontece em Cancún um ano após o fracasso da 15ª conferência em Copenhague.
As expectativas de se obter um consenso sobre as responsabilidades de cada país no controle do aquecimento global e um comprometimento legal entre eles são quase zero. O Greenpeace está na conferência e mantém a pressão sobre os governos. Siga-nos no Twitter e no Facebook para acompanhar o que acontece na COP16, ou entre direto no nosso site e no blog para ler as últimas notícias.
Os desastres ambientais causados pelas mudanças climáticas, como secas recordes e tempestades violentas, mostram que a demanda por um acordo de controle do aumento da temperatura global continua urgente.
Se os representantes de Estado não querem ficar com a imagem de que estão a passeio em Cancún, precisam avançar nos debates. Os pontos que queremos ver resolvidos englobam a decisão sobre o futuro do Protocolo de Kyoto, que vence em 2012, um fundo que financiará a adaptação dos países para uma economia de baixo carbono e mecanismos de proteção de florestas nativas (conhecido como REDD).
Abraço,
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
COP 16: uma nova frustação?

A ideia central é que o mundo retome as negociações climáticas lideradas pelas Nações Unidas em Copenhague, que geraram um acordo sem muita expressão, dada ausência de um prazo determinado para um tratado legal e vinculante entre os países.
Em Copenhague, Barack Obama, o presidente dos Estados Unidos, celebrou o acordo, originalmente negociado com a China e outras economias emergentes, como sendo um passo histórico e prometeu a aumentar "o impulso que estabelecemos em Copenhague." Contudo, cabe lembrar que China e EUA são os principais emissores de gases causadores do efeito estufa (g.e.e.) e que até agora a agenda dos dois não reflete urgência no assunto.
Em função disso, as expectativas com relação à celebração no México de importantes compromissos nacionais para redução de emissões de g.e.e. estão em baixa.
Lula, o presidente do Brasil, tem uma posição cética com relação à COP-16. Segundo o governante, que não comparecerá à reunião de Cancún, o mundo não pode ter nenhuma expectativa para a COP-16. "Não vai nenhum grande líder. No máximo irão ministros do Meio Ambiente", por isso "não se deve esperar nenhum avanço", disse o presidente.
Lula reiterou, ainda, a sua decepção com a cúpula realizada em Copenhague, da qual disse que estava "tudo pronto para chegar a um acordo fantástico", que, em sua opinião, afundou pela posição dos países mais desenvolvidos e, em particular, dos Estados Unidos.
"Existe um risco muito grande de que tenhamos perdido o impulso", afirmou um importante delegado sobre a luta contra as emissões, que causam ciclones mais poderosos, extinguem espécies, causam secas e deslizamentos e aumentam os níveis dos oceanos.
Por outro lado, uma mudança para o México, um país no meio do caminho entre os ricos e os pobres, pode ajudar as negociações que quase fracassaram em meio a alegações de Sudão e Venezuela de que a anfitriã Dinamarca estava inclinada em favor dos interesses dos ricos. O México "pode ser muito melhor, para preencher essa difícil tarefa de construir pontes," disse Kim Carstensen, chefe da iniciativa climática global do grupo ambiental WWF.
O responsável para a Mudança Climática do Governo mexicano, o embaixador Luis Alfonso de Alba, afirmou que não se pode esperar medidas drásticas em Cancún, mas que o encontro faz parte de um longo processo.
A próxima reunião da ONU sobre o clima será uma sessão semestral entre autoridades na cidade alemã de Bonn, de maio 31 a 11 de junho próximos.
O primeiro período do Protocolo de Kyoto, que vincula todos os países exceto pelos EUA a cortar emissões, vale até 31 de dezembro de 2012.
Será que dá tempo para ficar nesse longo processo de negociações?
Postagens baseadas nas informações divulgadas no portal MSN Verde, através do seguinte link: http://verde.br.msn.com/artigo.aspx?cp-documentid=26583808&page=2
Imagem obtida no site oficial do evento: http://cc2010.mx/en/
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
Mais Unidades de Conservação para Minas Gerais

As obras já estão concluídas, mas a criação das áreas de proteção ainda é lenta. O prazo para implementação do SAP é curto: setembro deste ano. O Instituto Estadual de Florestas (IEF) vem realizando audiências públicas para esclarecer e ouvir a população sobre o assunto. Nos últimos dias 17 e 18, foram realizadas audiências a respeito da criação do Parque Estadual da Serra do Sobrado, em São José da Lapa, e dos Monumentos Naturais Vargem da Pedra e Experiência do Jaguara, em Matozinhos.
Mais uma vez Green Drinks!
Dessa vez fomos convidadas para falar um pouco sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e Logística Reversa.
Esperamos vocês lá para trocar idéias sustentáveis com a gente!
Informações sobre data, local e horário no convite abaixo.
terça-feira, 30 de novembro de 2010
Pequenos Produtores Rurais e as mudanças sobre APP e Reserva Legal

O olhar da UFMG sobre as Serras da Gandarela e do Caraça
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
Seminário: Desenvolvimento Econômico e a Tutela do Patrimônio Cultural Brasileiro - BH
As inscrições devem ser feitas via internet e o valor do investimento é: R$10,00 para estudantes, R$15,00 para advogados e R$20,00 para demais profissionais.
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Buy Nothing Day - Dia Mundial Sem Compras
Encontrei no wikipédia algumas informações interessantes:
Origens
O DMsC foi criado pelo artista de Vancouver Ted Dave e posteriormente promovido pela revista canadense Adbusters. Os participantes deste evento comprometem-se a não comprar nada durante 24 horas como um ato de demonstração do poder das pessoas diante sua condição de consumidores.
Contexto
O objetivo deste evento é chamar a atenção aos consumidores dos efeitos destruidores que os nossos hábitos de consumo podem ter a nivel global, e em especial nos países em desenvolvimento. Ativistas podem também participar com manifestacões e ações mais radicais em lugares estratégicos, como por exemplo nas entradas de centros comerciais. A revista Adbusters conseguiu mesmo anunciar a campanha no canal de televisão CNN. Outras cadeias TV, tal como a MTV, recusaram-se a emitir os anúncios.
Nos últimos anos o evento tem ganho adeptos dos movimentos contra o aquecimento global. Estes argumentam que para travar este fenômeno cabe à população dos países desenvolvidos mudar os seus hábitos de consumo.
Críticas
Críticos do movimento DMsC afirmam que o evento levará simplesmente consumidores a comprar mais noutros dias, fato que desvaloriza o campanha. No entanto, os participantes afirmam que tal não afeta a mensagem do evento.
História do DMsC
O DMsC realizou-se pela primeira vez em Vancouver no Canadá em Setembro de 1992. Em 1997 o evento foi fixado para o dia depois do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos e no Canadá. No resto do mundo o dia do evento foi fixado para o último sábado de Novembro.
Fonte do Texto: http://en.wikipedia.org/wiki/Buy_Nothing_Day
Mais informações em: http://www.buynothingday.co.uk/
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
Convite para exibição de filme - BH

Após a exibição, será realizado um debate com o tema: Lixo Urbano: Sustentabilidade, Arte e Inclusão; com o a participação dos debatedores: o Presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente, José Cláudio Junqueira e da Representante do Ministério do Desenvolvimento Social e combate à fome, Jaira Pupppi.
Receberemos a produtora executiva do filme “Lixo Extraodinário”, Jackie de Botton e do Represente do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR-RJ) e da ACAMJG, o protagonista do filme, Sebastião do Santos, o Tião. Luciano Marcos, do Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (INSEA) será o mediador do debate.
Para participar da exibição do filme e do debate é necessária a confirmação da presença, que pode ser feita pelo telefone: (31) 3465-1218. Mais informações sobre a programação da semana no site http://www.minasmenosresiduos.com.br/.
A foto que ilustra a postagem retrata um pouco do trabalho de Vik Muniz.
Seminário em Salvador
Vai aí uma dica de Seminário em Salvador/Bahia, no dia 01 de dezembro.
Haverá palestra sobre a nova Lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos às 11 e meia da manhã.
Vale a pena se atualizar!
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Lembrancinha de Natal
Banner das ECOMENINAS
Olhem só que bacana o banner que encomendamos para uma parceria com o Avesso (http://www.avesso.com.br/)!
E aí, gostaram?
O trabalho foi criado pelo Gulherme do Valle e já está na página do Avesso. Para dar uma olhada, é só clicar em: http://www.avesso.com.br/site/?p=430
terça-feira, 23 de novembro de 2010
Seminário "Políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos"

Nos dias 24 a 26 de novembro de 2010, no Centro Mineiro de Referência de Resíduos – CMRRAv. Belém, 40, Esplanada – Belo Horizonte – MG, será realizado o Seminário sobre "Políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos".
Contato
http://www.minasmenosresiduos.com.br/seminario.politicas@cmrr.mg.gov.brhttp://www.minasmenosresiduos.com.br/
Tel: (31) 3465-1218
Inscrição: A inscrição só será efetivada após o preenchimento do formulário e o envio para o e-mail http://www.minasmenosresiduos.com.br/seminario.politicas@cmrr.mg.gov.br.
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
O que é Medicina Ecológica?

Situada em Wichita no estado do Kansas, ela oferece até hoje cursos de especialização nessa área. Entretanto segundo o médico norte-americano Andrew Weil, esse movimento cresceu mesmo a partir da década de 90, quando a consciência ambiental começou a aumentar em todo o mundo.
Medicina ecológica
A medicina ecológica parte do princípio que a saúde humana só pode ser entendida a partir da sua avaliação de um contexto que considere o ambiente onde o ser humano vive. Após o controle de muitas doenças endêmicas com medidas sanitárias e com a urbanização, os setores conservadores da medicina consideraram que as questões da saúde ligadas ao meio ambiente estavam resolvidas.
Relação entre câncer e meio ambiente
A medicina ecológica sustenta, por exemplo, que há um aumento da incidência de câncer, em especial de mama e próstata, devido ao aumento de resíduos tóxicos no meio ambiente, tese que não é aceita pela maioria dos oncologistas. Muitos poluentes ambientais possuem capacidade de se ligar a receptores hormonais, e com isso estimular o crescimento de células cancerosas. Outros resíduos causam uma redução da eficiência do sistema imunológico em identificar e reduzir células cancerosas.