domingo, 3 de abril de 2011

Você sabe o que é Alimentação Viva?



Esse sábado estava conversando com uma amiga que resolveu se tornar vegetariana e para compensar a ausência da carne ela vem adotando a alimentação viva.

Fiquei super interessada em entender o que envolve esse conceito e para conhecer algumas receitas e descobri que a Alimentação Viva é aquela que valoriza a vitalidade de todos os alimentos, vitalidade entendida como a energia vital contida em todos os seres.

Os alimentos podem ser agrupados segundo a energia vital como:

1 - Biogênicos (que favorecem a geração da vida): sementes germinadas e brotos.

2 - Bioativos (ativam a vida, por ainda manterem a vitalidade): frutas, legumes, verduras frescas e cruas.

3 - Bioestáticos (mantém a vida): alimentos cozidos, congelados e refinados.

4 -Biocídicos (consomem a vida): alimentos com produtos químicos ou radiações, conservantes e aromatizantes.

Na mesa, o alimento com maior vitalidade é o vegetal no início de seu crescimento e, por isso, as sementes germinadas e brotos constituem as bases da Culinária Viva. Isso porque as sementes quando germinadas produzem grande quantidades de enzimas digestivas que facilitam o processo digestivo de todos os alimentos, além de potencializarem a energia vital em seu interior.

Além desses conceitos, a alimentação viva envolve práticas como o cultivo de hortas em casa e o consumo de produtos orgânicos, no sentido de se praticar uma desintoxicação através do alimento.

Para quem se interessou, no site da Fiocruz (http://www4.ensp.fiocruz.br/terrapia/?q=como-germinar) é possível aprender como germinar sementes e ainda pegar umas receitinhas bem interessantes, como a de Suco de Clorofila.

Quem sabe você também não resolve mudar seus hábitos alimentares?

Boa semana!

Nenhum comentário: