sábado, 24 de janeiro de 2009

Fraldinhas Ecológicas


A colunista da revista TPM, Renata Leão, conta que vem utilizando a fralda de pano em sua filha de 1 ano. Essa opção tem causado estranhamento entre suas amigas, que se assustam com o trabalho que ela terá, passando horas esfregando as fraldinhas no tanque. Mas ela explica que são fraldas de pano megamodernas – e lindas. Com fecho de velcro e estampas incríveis. A onda começou quando a bebê era recém-nascida e ela não se conformava com o tanto de fraldas descartáveis que jogava no lixo todo dia. Foi aí que uma amiga passou o link do Babyslings.


A dona da página é a Bettina Lauterbach, gaúcha de Gramado que faz as fraldinhas com forros, estampas e tudo o mais (tem também absorventes nessa batida). A princípio, ela aconselhou a encomendar seis fraldinhas de pano e fazer o teste. Quando o pacotinho chegou a mãe delirou: elas são muito bonitinhas. E, conforme você vai usando, vão ficando mais absorventes. Detalhe: a sua filha nunca assou. Depois disso resolveu encomendar fraldinhas P, depois M e, recentemente, um estoque de G.


Segundo Renata Leão, a neném faz até cara feia quando vê as fraldas descartáveis. E não tem grandes mistérios pra lavar, não: é só deixar de molho com um pouquinho de sabão de coco líquido e depois dar uma batidinha na máquina, com um pouquinho de vinagre (que faz com que o tecido fique mais absorvente!).
Doze delas são suficientes para manter o bebê sequinho e trocá-lo de duas em duas, ou de três em três horas. Para dormir, usa a descartável, que dura a noite toda. O importante é a satisfação de saber que, além de economizar uma grana, está deixando o planeta menos imundo. Dêem uma olhada nesses números, reflitam um pouquinho e façam a experiência. Vale muito!


Nos primeiros dois anos de vida, uma criança usa cerca de 5.500 fraldas descartáveis. Em vez disso, poderia usar cerca de 60 de pano.- Cerca de cinco árvores são abatidas para 5.500 fraldas descartáveis.- Um bilhão de árvores são usadas para as bundinhas dos nenês, no mundo, por ano, para suprir a indústria de fraldas descartáveis. - Uma fralda descartável demora, em média, 450 anos para se decompor nos lixões do planeta.
Fonte: adaptação de artigo da Revista TPM

3 comentários:

Marina da Mata disse...

pensem bem quantas fraldas descartáveis nojentinhas estão degradando nosso meio ambiente!

Patricia Vilas Boas disse...

Muito interessante!!! A gente vê que é muito mais fácil tomar atitudes ecologicamente corretas quando se têm opções bacanas no mercado...

Bárbara Moreno disse...

essas coisas super úeis deviam ser mais divulgadas!Aposto que tem um monte de mamães que nunca ouviram falar disso...