sábado, 3 de outubro de 2009

Refugiados Ambientais



Você já escutou falar em “Refugiados Ambientais”? Pois é, eles são frutos da triste realidade ambiental em que nos encontramos...

Vi uma interessante matéria sobre esse tema na Revista Planeta e reescrevo alguns trechos aqui para dividir com vocês a questão.

O avanço das mudanças climáticas deve promover movimentos migratórios de grandes proporções nas próximas décadas. A Universidade das Nações Unidas prevê que 250 milhões de pessoas poderão estar nessa condição em 2050.

Numerosos países já encaram o desafio das mudanças climáticas associadas a migrações. Alguns deles como as Maldivas, arquipélago famoso como destino turístico, que têm a maior parte de seu território apenas 1,5 metro acima do nível do mar. A ameaça de submersão levou o atual governo a reservar uma fatia do 1 bilhão que arrecada anualmente com o turismo para comprar terras capazes de abrigar os cerca de 300 mil habitantes das ilhas.

Por sua vez, Tuvalu, um grupo de nove atóis situado no Oceano Pacífico, com altitude máxima de 4,5 metros, já tem seu cotidiano marcado pela elevação do nível do mar. A erosão da costa caminha aceleradamente, inundações de água salgada são freqüentes e a agricultura é cada vez mais difícil ali. Onze mil pessoas ainda moram em Tuvalu, mas muitos nativos já saíram rumo à Nova Zelândia, em sua maioria.

Esses foram apenas dois exemplos. Mas o mais triste é que as mudanças de clima atingem, principalmente, os países em desenvolvimento, contudo as nações ricas também não estão imunes, como, por exemplo, o estado americano do Alasca que sofre com o derretimento do permafrost (terra congelada) e está destruindo gradualmente algumas cidades.

Os refugiados ambientais deixam seus lares por pura falta de opção, em busca de sobrevivência. Em sua maioria, são pobres, mulheres, velhos e crianças, pessoas menos aptas a deslocar-se por grandes distâncias e a adaptar-se.

Na matéria são indicados dois sites para obtenção de maiores informações sobre o assunto:



Fonte do texto: Revista Planeta, agosto de 2009, Edição 443, Editora Três, matéria intitulada “Refugiados Ambientais – As Primeiras Vítimas do Aquecimento Global”, de autoria de Eduardo Araia.

Nenhum comentário: