quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

O QUE SÃO BIOMAS?

Oi pessoal!

o post anteior diz respeito aos Biomas do Brasil. Mas ai achei importante postar o que seria "Bioma", mas de uma forma bem simples. Encontrei essas informações no site: http://www.brazadv.com/brasil/biomas.htm. Simples, objetivo...Ótimo!

Engraçado que postar informações assim me lembra de quando eu era mais nova e estava no ensino fundamental..eu achava que as aulas de geografia cujo foco eram os "biomas" eram completamente inúteis..Hoje em dia me vejo aqui discutindo e trabalhando com isso. Coisas da vida, certo?

Bom, vamos lá!

Biomas são grandes eco - regiões geográficas com condições ambientais específicas que determinam a flora e fauna típica nesta área. Uma classificação básica distingue entre biomas aquáticas e biomas terrestres.

Biomas terrestres podem ser distinguidos conforme os seguintes critérios:

• tipo de vegetação (deserto, campo / pradaria,matagal / savana ou floresta).

• latitude (tropico, temperado quente e frio ou polar) e altitude,

• clima (úmido, semi-úmido, árido, semi-árido,continental ou marítimo) e solos,

• historia geológica.

A pesar de todas as tentativas de padronizar internacionalmente a classificação dos biomas, eles muitas vezes recebem nomes locais. O bioma dos campos sulinos por exemplo está conhecido popularmente como estepe na Ásia central, savana ou veld em África do Sul prairie em América do Norte, pampa em América do Sul e outback em Austrália. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Brasil divide-se nos seguintes 6 biomas: Mata Atlantica, Cerrado, Caatinga, Amazônia, Pantanal e Pampas.

(AMAZONIA)

(CAATINGA)

(CERRADO)

(MATA ATLANTICA)

(PAMPAS)

(PANTANAL)

Nenhum comentário: