quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Renovando as energias


Em tempos de crise, empresas de setores como açúcar e álcool e papel e celulose estão reaproveitando os resíduos gerados para produção de energia, estabelecendo um ciclo de aproveitamento de matérias primas no processo produtivo.


Essa atitude resolve um grave problema ambiental, a destinação dos resíduos e ainda pode reduzir a conta de energia elétrica. Isso é possível através da adaptação de caldeiras, que ao invés de serem abastecidas somente com óleo diesel, podem passar a ser abastecidas com biomassa, entre outros combustíveis alternativos, como o metanol e o lodo resultante do tratamento dos efluentes da fábrica.


O sistema de caldeiras "flexíveis" já permite uma redução de 435 toneladas de óleo combustível por mês, o que deve habilitar a empresa a vender créditos de carbono no mercado internacional. O setor de açúcar e álcool, onde o uso da biomassa para produzir energia elétrica é consolidado, começam a surgir projetos de aproveitamento para fins energéticos da vinhaça, resíduo do processo de produção do etanol, rico em nutrientes, mas que é considerado um dos maiores problemas ambientais do setor.

Fonte: Adaptação de artigo publicado no site www.estadao.com.br em 04/01/2009

Nenhum comentário: