quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Bate papo no SISEMA sobre emissões de poluentes por veículos automotores


Hoje acontecerá no SISEMA (Sistema Estadual de Meio Ambiente - MG) uma reunião com participantes da sociedade civil, iniciativa privada, entre outros, sobre a poluição atmosférica pela emissão de gases com alto teor de enxofre pela combustão de diesel.

Muito embora exista a Resolução CONAMA 315/2002 prevendo sobre a redução da emissão de poluentes por veículos automotores, este dispositivo não foi cumprido e foi substituído por um acordo envolvendo o Ministério Público Federal, a Agência Nacional do Petróleo, a Associação Nacional de Veículos Automotores e alguns estados.

Como este acordo não englobou o estado de Minas Gerais e, consequentemente, a cidade de Belo Horizonte, esta reunião se presta para discutir novas políticas públicas para redução de emissão de poluentes.

Além disso, será discutido o modelo de transporte urbano baseado em veículos automotores, em detrimento de alternativas viárias como metrô e a bicicleta.

Interessante destacar que grupos organizados de ciclistas que existem em Belo Horizonte como o Le Veló (http://www.horadoblush.com.br/) e o Mountain Bike BH (http://www.mountainbikebh.com.br/) comparecerão para propor mudanças no transporte urbano belorizontino.

Imagens: site mountainbikebh

2 comentários:

Patricia Vilas Boas disse...

Que bacana, Marina! Vamos torcer para que essas reuniões sejam produtivas e para que se chegue à alguma conclusão. Penso que a solução para o trânsito em BH necessariamente passa por dois pontos principais: a construção de ciclovias, estimulando este transporte e a ampliação das linhas do metrô. Vamos ver no que dá.

Mariana Gomes Welter disse...

Pat, infelizmente a Marina já me adiantou que a reunião não foi nada produtiva e que os políticos de Minas estavam "viajando" em suas opiniões. Depois ela vai explicar melhor sobre as impressões da reunião.