quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Greenwashing


Foto obtida no site www.ecosherpa.com


Já escutou falar de Greenwashing?

Greenwashing é o termo em inglês que se refere à propaganda enganosa de produtos/serviços/iniciativas ditos verdes, ou seja, a mídia vincula que um determinado produto/serviço/iniciativa é ecológico, entretanto trata-se de uma informação falsa. É um mau uso do marketing verde. E muitas vezes o que ocorre é justamente o contrário, como por exemplo: um serviço de lavagem de veículos australiano que, inclusive, se chama Ecowashing, em razão de não usar água para lavar veículos, contudo são utilizados produtos químicos que podem ser muito mais danosos ao meio ambiente do que a lavagem convencional, realizada de forma mais consciente, com uso reduzido de água.

No site Ambiente Brasil pode ser encontrado interessante artigo intitulado “Ecoturismo ou Greenwashing?” publicado por Thiago Cássio D'Ávila Araújo, no que se refere à prática no âmbito do turismo. O autor bem define o Greenwashing como “termo em língua inglesa usado quando uma empresa, organização não governamental (ONG), ou mesmo o próprio governo, propaga práticas ambientais positivas e, na verdade, possui atuação contrária aos interesses e bens ambientais. Trata-se do uso de idéias ambientais para construção de uma imagem pública positiva de "amigo do meio ambiente" que, porém, não é condizente com a real gestão, negativa e causadora de degradação ambiental.”

Fiquem atentos e não se deixem enganar!

3 comentários:

Samuel disse...

me lembro de alguém que sugeriu uma vez também pintarmos as favelas de verde...
e outra! e os tanques de combustível ecológico? daí o cara enterra no posto dele, esquece ele lá, porque acha que ecológico, e 25 anos depois pagamos a conta de vazamentos de combustível no solo...

Bárbara Moreno disse...

Samuel falou bem!!é mto complicado!Mesmo os produtos que são ecologicamente corretos devem ser bemutilizados!Nada é 100%, exige atenção e cuidado!O importante é usar e saber manter!Cerat vez um cliente disse que "a manutenção é a alma do negócio". Acho que concordo com ele..

Patricia Vilas Boas disse...

Olá gente! Esta questão levantada pela Leila beira a loucura mesmo... E pintar as nossas favelas de verde também é uma péssima idéia, uma tentantiva de esconder os nossos problemas...O Greenwashing é mais comum do que se pensa.