quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Cuba: atraso econômico x desenvolvimento sustentável


Segundo reportagem da Folha de São Paulo publicada ontem, dia 04, a revista alemã de geografia e natureza "GEO" considera Cuba um país ecológico exemplar, com grandes reservas naturais e uma rica biodiversidade. Isso se deve a um desenvolvimento limitado da ilha, de acordo com a publicação. Em uma edição especial de 156 páginas, a GEO divulga um estudo da WWF (World Wildlife Fund) que aponta Cuba como o único país do mundo com uma economia "sustentável". No entanto, Cuba deve seu positivo balanço ecológico "a uma mistura de política verde visionária, uma grande incompetência econômica e um toque de brutalidade vermelha", afirma o responsável do especial de GEO sobre a ilha, Patrick Symmes.

Interessante verificar que a WWF, em 2006, já havia apontado Cuba como o único país com desenvolvimento sustentável.

Naquela oportunidade, alertou que o ecossistema mundial estava se degradando a um ritmo sem precedentes na história.

De acordo com o relatório apresentado naquele ano, constatou-se que se as coisas continuarem como estão, por volta de 2050 a humanidade precisaria consumir os recursos naturais e a energia equivalente a dois planetas Terra.

Apontou ainda que se trata de um círculo vicioso: os países pobres produzem um dano per capita à natureza muito menor, mas, à medida que vão se desenvolvendo (exemplos de China e Índia), o índice vai aumentando a níveis insustentáveis pelo planeta.

Nenhum comentário: