segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Vida sustentável por Ecomeninas.


Nós, Ecomeninas, quando buscamos por notícias sobre meio ambiente tentamos diversificar ao máximo a informação para não nos limitar às inovações normativas ambientais, já que somos todas advogadas.

Falar de “meio ambiente” é falar de tudo aquilo que nos envolve, desde a própria natureza até as transformações dos homens sobre a mesma.

Hoje, meio ambiente, para muitos, é sinônimo de sustentabilidade. Ouvimos a todo instante essa palavra:“sustentabilidade”. Ouvimos nas escolas, nas propagandas comerciais, nos noticiários, nos supermercados e até mesmo nos desfiles de moda!

Mas, o que é viver de forma sustentável? É aceitar o modismo e obedecer as regras de uma suposta vida sustentável?

Como ensina o grande jurista Edis Milaré (lá vem a advogada...) “Viver de forma sustentável implica aceitar a imprescindível busca de harmonia com as outras pessoas e com a natureza”. É, portanto, balancear o uso dos recursos naturais com a necessidade de sobrevivência humana.

Porque o que adianta comprar aquela camiseta feita de algodão orgânico se estamos continuando a praticar o consumismo exarcebado? Ora, o consumismo desenfreado da sociedade é um dos causadores da crise ambiental que vivenciamos hoje!

O mais importante é transformarmos nossas ações cotidianas em ações voltadas para o meio ambiente, é fazer a coleta seletiva diária, é apagar as luzes quando desnecessário o seu uso, é evitar o consumo exacerbado, é dar preferência aos bens reciclados...enfim, é acreditar que ações pequenas e individuais provocarão uma grande ajuda para o nosso planeta!


2 comentários:

Samuel disse...

É isso meninas! Agora além das já várias dicas, que tal contribuir com a experiência pessoal de cada uma de vocês? Acho relatos pessoais muito mais inspiradores que textos "institucionais"...

Patricia Vilas Boas disse...

Olá Sam!

Muito obrigada por acessar o nosso site e dar a sua opinião! Isso é fundamental pra gente melhorar! Acho que a sua observação é muito importante e já adianto que estamos pensando muito nisso também. Logo que tivermos novidades vc ficará sabendo. Obrigada!