quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Serpentina de Papel ou em Spray?


Na semana passada, foi feita a seguinte pergunta por um leitor da Folha de São Paulo no item destinado às “Dúvidas Éticas”: Serpentinas em spray poluem menos que as de papel? E como nós estamos bem próximos do Carnaval, nada mais apropriado do que procurar saber sobre esta questão para nos divertimos com mais consciência.

Segundo as informações prestadas por Chico Felitti, a espuma condensada em lata spray polui mais, pois polui antes e depois do seu uso. Como é produzida a partir de combustíveis fósseis, emite CO2, de acordo com Marcio Nahuz, pesquisador do Centro de Tecnologia de Recursos Florestais do IPT (IPT).

Márcia Guekezian, coordenadora do curso de Química da Universidade Mackenzie, alerta ainda que os solventes usados na composição do espray poluem o ar a cada aperto da válvula. E algumas marcas importadas, piratas, possuem até o CFC (clorofluorcarboneto), gás prejudicial à Camada de Ozônio que é proibido por Lei. Além disso, a especialista completa que sobram resíduos químicos no fundo da lata, impedindo a sua reciclagem.

A serpentina tradicional, ainda que feita de celulose, em geral é composta de papel reciclado, o que é mais ecológico por poupar árvores.

Outro ponto a favor da serpentina de papel é o preço, em geral ela é bem mais barata do que a versão em spray.

Então, aí vai a nossa sugestão para um Carnaval mais consciente!

Bom proveito!!!

Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário: