sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Operação fiscaliza desmatamento ilegal na bacia do Velhas

Após sucessivas denuncias e verificações de necessidade de intensificar a fiscalização nos municípios do alto e médio rio das Velhas, iniciou-se uma operação na segunda feira, dia 16, que contou com a lavratura de 40 autos de infração e cerca de R$70 mil em multas.

Os técnicos e policiais que participaram da operação apreenderam 115 metros de rede, 80 kg de pescado, 546 metros cubicos de carvão e 400 metros cúbicos de lenha, além de embargar um posto de combustiveis, um lavajato e uma cerâmica.

O foco principal da operação foi o lançamento de efluentes industriais e o desmatamento nas margens do rio das Velhas, local de grande investimento do Governo de Minas para despoluição e revitalização do rio em seu trecho metropolitano até 2010. “A maioria das propriedades onde encontramos irregularidades, faziam corte de mata nativa sem autorização do IEF e em áreas de preservação permanente”, afirmou o coordenador da operação na região do médio rio das Velhas e técnico do IEF, Alessandro Fontes.

Segundo o secretário-executivo do CGFAI, Paulo Teodoro, a operação foi uma surpresa para os técnicos de meio ambiente. “Esperávamos encontrar muito mais irregularidades em lançamentos de efluentes no rio, mas o maior problema encontrado foi o de desmate e fornos de carvoejamento irregulares ao longo da bacia”, ressaltou.

O Comitê Gestor de Fiscalização atendeu também demandas do Ministério Público e do Poder Judiciário. Foram fiscalizados oito postos de combustíveis na região de Raposos, Nova Lima e Rio Acima, sendo um posto embargado. Um lava-jato e uma cerâmica tiveram suas atividades suspensas por apresentar irregularidades na documentação.

As operações estavam previstas no cronograma do CGFAI, que reuniu denúncias recebidas pela ONG Projeto Manuelzão e pelo Sisema. As ações contribuem para a revitalização do rio das Velhas em seu trecho metropolitano – Meta 2010, já que será possível identificar os pontos de lançamento de efluentes industriais sem o devido tratamento e assim combater um dos fatores da poluição difusa sofrida pela bacia do rio das Velhas. Também na RMBH serão apuradas denúncias de desmatamento na bacia do Velhas.



(Fonte: site SEMAD)

Nenhum comentário: