segunda-feira, 8 de março de 2010

Aquário do Rio São Francisco


Belo Horizonte inaugurou na sexta-feira, dia 5, o maior aquário de água doce do Brasil, na Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH). O aquário tem aproximadamente 3 mil metros quadrados e é o primeiro a retratar exclusivamente a vida na Bacia do São Francisco.

O aquário será uma grande atração do zoológico e da capital mineira, oferecendo estudos sobre biologia, criação e manutenção de peixes em cativeiro. O Aquário da Prefeitura - Bacia do Rio São Francisco já está aberto à visitação pública e apresenta aos visitantes cerca de 1.200 peixes de 40 espécies, distribuídos em 22 “recintos” ou aquários.

Além de ser um espaço para a realização de estudos e pesquisas, o Aquário da Prefeitura configura-se como local para conhecimento de aspectos socioambientais e culturais das populações que ocupam as margens do Rio São Francisco. Desse modo, apresenta objetos característicos dessas comunidades, como carrancas, redes de pesca, âncora, canoas, peças de cerâmica, esculturas, uma réplica, em tamanho reduzido, do barco a vapor Benjamim Guimarães, entre outros.

Entre as espécies de peixes em exposição nos 22 recintos do Aquário da Prefeitura estão a pirambeba, o piau-três-pintas, o piau verdadeiro, o piau branco, o mandi prata, o mandi amarelo, a manjuba, a piaba rapadura, a piaba-do-rabo-vermelho, a piaba-do-rabo-amarelo, o cascudo, o surubim, o dourado e o matrinxã.

Eu estive na inauguração do aquário e achei muito bacana. É interessante conhecer vivos e de perto aqueles peixes que a gente estava acostumado a ver só nos cardápios dos restaurantes. Vale a pena uma visita!
Fonte: PBH

Um comentário:

Patricia Vilas Boas disse...

Muito legal!!! Estou louca pra ir no ZOO ver o Aquário...