quinta-feira, 14 de julho de 2011

Belo Horizonte lança Programa de Certificação Ambiental


A Prefeitura de Belo Horizonte, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), e em parceria com o Comitê Executivo Municipal da Copa, acaba de lançar o Programa de Certificação em Sustentabilidade Ambiental. Esse selo é um dos passos mais importantes visando à realização dos jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014, e irá contribuir para a melhoria do clima em Belo Horizonte.

O Programa tem como objetivo promover a redução do consumo de água e de energia, a redução/reciclagem dos resíduos sólidos e das emissões de gases de efeito estufa, além de ser uma garantia de performance, que exigirá o atendimento dos índices de eficiência estabelecidos para cada item (água, energia, resíduos e emissões), premiando com os selos Bronze, Prata ou Ouro, segundo o número de objetivos atendidos, se um, dois ou três, respectivamente. A concessão do Selo será acompanhada por uma auditoria, através de um instituto certificado de reconhecimento internacional, credenciado no IMETRO.

Segundo o Secretário, Nívio Lasmar, o projeto será um importante instrumento no sentido de se atingir as metas estabelecidas no Planejamento Estratégico de Belo Horizonte para o ano de 2030, que prevê a redução de 20% das emissões de Gases de Efeito Estufa GEEs. O Secretário também destacou que o Selo é mais uma importante iniciativa do governo do Prefeito Márcio Lacerda, em prol do Meio Ambiente, e que a Lei que proíbe o uso de sacolas plásticas, a Lei de mitigação de GEEs e o Inventário das Arvores, com início previsto para agosto, como importantes ações em prol da sustentabilidade.

Segundo Cláudio Langone, coordenador da Câmara de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Ministério dos Esportes, o Mundial será uma grande chance, para nós brasileiros, de mudar a percepção que mundo tem em relação ao Brasil. “Também temos que dar um grande exemplo a todos com relação à Copa Sustentável, pois ocupamos um lugar de destaque no mundo com relação às discussões ambientais”, destacou. Ele lembrou também que o a necessidade do desenvolvimento sustentável se faz necessária, não só pela Copa do Mundo de 2014, mas para diversos outros eventos de importância, como os Jogos Mundiais Militares (2011), Rio +20 (2012), Copa das Confederações (2013), Copa América (2015) e Jogos Olímpicos e Paraolímpicos (2016).

A primeira parte do Lançamento foi encerrada pelo Prefeito Márcio Lacerda, que destacou a importância da certificação ambiental, pois a mesma incentivará cada dia mais, práticas ecologicamente sustentáveis.

Vale lembrar que a concessão do Selo se estenderá a todos os setores dos novos empreendimentos públicos ou privados projetados na cidade, ligados ou não à realização do Mundial, como o imobiliário, hoteleiros, industriais, residenciais, hospitalares e de serviços como bares e restaurantes. Aliás, a partir de agora, quando o empreendedor solicitar o licenciamento para aprovação no Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM) ele já encontrará o espaço na documentação para optar pela obtenção do Selo e especificar os investimentos que pretende fazer na área de sustentabilidade. Os empreendimentos já existentes também poderão se credenciar para a obtenção do Certificado através dos canais de comunicação da PBH.



Nenhum comentário: