domingo, 3 de julho de 2011

Como não usar sacolas plásticas!

Aqui em Belo Horizonte, a Lei da sacolinha plástica, ou melhor, do Não à sacolinha plástica, já pegou. A dificuldade que vem sendo encontrada pelas donas de casa, principalmente, é a forma de descartar o lixo doméstico que muitas vezes era colocado nessas sacolinhas.

Para facilitar a vida de cada um que pretende deixar de usar as sacolinhas de supermercado, as Ecomeninas oferecem algumas sugestões de melhor acondicionamento do seu lixo:

-Sacos biodegradáveis: Hoje absurdamente vendidos a um preço de R$ 0,19 nos supermercados e lojas de BH, quando descartados em aterros e/ou no solo começam a se degradar após dois meses de uso. Nos depósitos de lixo, expostos ao calor, à tensão mecânica e à luz solar, os sacos de lixo se partem em pedaços muito pequenos que são digeridos por microorganismos.

-Sacos orgânicos: Para a sua fabricação, a empresa usa resinas de amido feitas de milho, batata e mandioca. Em até 120 dias o plástico é degradado por conta do contato com microorganismos presentes no solo e resíduos orgânicos de locais de compostagem e aterros. O que sobra ainda pode ser usado como adubo.

-Sacos oxi-biodegradáveis: possuem um aditivo (d2W) capaz de torna-los pró-degradante. O d2w estimula o processo de oxidação, fazendo com que a vida útil do plástico gire em torno dos 2 anos. Ao final da decomposição, o que sobra é água, húmus e CO2. O plástico é transformando em alimento para microorganismos, que têm acesso ‘liberado’ ao carbono e ao hidrogênio, e, posteriormente, são consumidos por fungos e bactérias que vivem no meio ambiente. Também é importante lembrar que este tipo de plástico não perde nada em relação ao usual, em termos de resistência e qualidade.

- Sacola de Jornal: Para aprender a fazer: http://www.deverdecasa.com/2009/12/saquinho-de-jornal.html

Fonte:
www.ecycle.com.br

Nenhum comentário: