sexta-feira, 15 de julho de 2011

Saiba como descartar óleo de cozinha


A simples atitude de não jogar o óleo de cozinha usado direto no lixo ou no ralo da pia também pode contribuir para diminuir o aquecimento global, pois sua decomposição emite metano, um dos principais gases que causam o efeito estufa.

O óleo deve ser acondicionado em sacos plásticos ou em uma garrafa PET e encaminhado a empresas que o transformam em produto de limpeza ou biodiesel. O material também pode ser levado para Organizações Não-Governamentais, que o encaminham para as empresas.

Algumas lojas do Pão de Açúcar na Região Metropolitana de São Paulo também passaram a receber óleo de cozinha (a lista está disponível no site http://www.grupopaodeacucar.com.br/).

Em Belo Horizonte, a rede de supermercados Verdemar (http://www.superverdemar.com.br/) também realiza este tipo de coleta.

O óleo também pode ser utilizado, pelo próprio consumidor, para se fazer sabão. Confira a receita:

Ingredientes:
  • 5 litros de óleo de cozinha usado
  • 200 mililitros de amaciante
  • 2 litros de água
  • 1 quilo de soda cáustica em escama
Modo de preparo:

Com cuidado, ponha a soda em escamas no fundo de um balde plástico. Depois, adicione a água fervendo e mexa até diluir a soda. Acrescente o óleo e continue mexendo. Misture bem o amaciante. Jogue a mistura em uma forma. No dia seguinte, cortar as barras de sabão.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ambiente/lixo/oleo.jhtm

Nenhum comentário: