quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Seminários de Alimentação Viva - Rio de Janeiro


Nos últimos anos a mudança de hábitos de vida vem sendo procurada por um número crescente de pessoas desejosas de uma vida com qualidade. Existe hoje uma consciência maior sobre a necessidade de algumas transformações no nosso cotidiano.

No campo da saúde pública, a Promoção da Saúde vem sendo marcada por ações que favoreçam a apropriação da saúde por diversos caminhos. Entre eles estão àqueles voltados para o incentivo às práticas de atividade física e reorientação de hábitos alimentares.

No Terrapia, o foco é a ALIMENTAÇÃO VIVA, baseada nas sementes germinadas e brotos além do consumo de vegetais crus, acrescentadas de uma ampla reflexão sobre estilo de vida e envolvimento com os cuidados ambientais, entendendo o ser humano como integrante da rede da vida.

O Terrapia, projeto social do Centro de Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública – Fiocruz – RJ, organiza seminários com o envolvimento dos colaboradores que formam o Grupo Terrapia. O curso é gratuito, porém participativo, onde os participantes trazem os ingredientes utilizados nas oficinas.

Objetivo: Desenvolver habilidades práticas com o Alimento Vivo, estimular reflexões teóricas sobre meio-ambiente interno e externo, além de fomentar práticas naturais de cuidados com a saúde e com a natureza.

Público: Pessoas interessadas em mudanças de hábitos de vida, principalmente os alimentares, e em ecologia. Nenhuma escolaridade é exigida.

Período: 26/08 a 02/12/2010 Dias: 5as feiras das 8 às 14h

Programa:
7h – Aula de yoga com Geraldo Guimarães (opcional)

8h – Oficina de suco de clorofila

9h – Observação da germinação das sementes e tarefas de casa

10h - Conversas teóricas

11h – Oficina de culinária viva

12h30min – Confraternização na roda do “Tembiu porã” (*) e almoço

13h – Harmonização do espaço, arrumando o material utilizado.

(*) “Alimento bonito” em Guarani


Freqüência e Avaliação para os certificados:
Através do cumprimento das tarefas de casa e freqüência aos seminários.

Informações: no local, de 2ª a 6ªf (horário comercial), ou pelo tel. 2598 2659, e-mail terrapia@ensp.fiocruz.br e site www.ensp.fiocruz.br/terrapia

Endereço: Centro de Saúde Escola - ENSP–Fiocruz, em frente ao Canal Saúde. Rua Leopoldo Bulhões, 1480 (em frente à estação ferroviária de Manguinhos).

Fonte do texto e da foto: http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/materia/?origem=1&matid=22767

Nenhum comentário: