terça-feira, 9 de novembro de 2010

Hortas em Casa - Parte II


Já fiz a postagem "Hortas em Casa - Parte I", agora vamos a Parte II!

Corredor Perfumado

O gosto pelas plantas a economista Eliana Tempesta herdou da mãe. A ideia de dispor a horta no corredor lateral da casa em Santana de Parnaíba, SP, veio de um livro. “Li Sob o Sol da Toscana, no qual a protagonista alcançava os temperos assim, pela janela da cozinha, e fiquei encantada”, conta. Ela e o marido, o engenheiro Paulo Tempesta, cultivam salsa, cebolinha, orégano, endro, tomilho e até alface em floreiras fixadas na parede. Vasos com alecrim, pimenta e manjericão completam a seleção aromática.


Para fazer igual:

Suportes metálicos prendem ao muro as duas floreiras de fibrocimento sem amianto (1,10 x 0,25 x 0,25 m cada uma).

Como ocupa pouco espaço, a solução também vale para apartamentos.

A mistura de terra e húmus foi colocada diretamente dentro das floreiras.

A frequência de rega varia conforme a exposição a sol e vento, entre outros fatores. Cheque a umidade da terra e molhe (o solo, não as folhas) quando estiver seca.

Programa de família

Desde a criação da horta, os fins de semana passados na casa de campo no interior paulista ganharam um sabor especial. “Minha maior alegria é ver as crianças colherem verduras e legumes direto da terra, lavarem e comerem ali mesmo”, fala a proprietária, mãe de quatro filhos. Ela e o marido optaram pela produção orgânica – na área de 80 m² localizada junto à moradia projetada pelo arquiteto Gui Mattos, não entra adubo químico. “Reservamos espaço para uma composteira”, diz a moça.


Estes foram alguns exemplos de hortas em casa que deram muito certo. Antes de qualquer coisa é preciso ter paciência e um pouquinho de tempo para cuidar de plantas ao se criar uma horta, mas o resultado é muito compensador! A família também pode ajudar! Na próxima postagem mostrarei a minha pequena horta. Espero que vocês gostem e multipliquem essa ideia por aí!

Um comentário: