terça-feira, 23 de junho de 2009

Eletroposto


O Rio de Janeiro ganhou o primeiro posto de recarga de veículos elétrico do país. O Eletroposto foi inaugurado pela Petrobrás no dia 10 de junho, em uma iniciativa para iniciar o combate ao agravamento do efeito estufa, e irá oferecer recarga de veículos elétricos a partir de energia solar. Apesar da frota atual de apenas 300 motos e 20 carros em todo o país, o crescimento do setor é de 50% ao ano.

O posto capta a energia solar por um conjunto de 28 módulos reunidos em painéis fotovoltaicos que gera 184 volts em corrente contínua. Essa potência é convertida por um Inversor em energia trifásica alternada de 220 volts e disponibilizada nos pontos de recarga em tomadas de 110 e 220 volts. O posto tem tecnologia produzida em território nacional, e ainda utiliza toda a energia captada por painéis solares.


O Eletroposto oferece a possibilidade de recarga de baterias de uma a três horas ou a troca da bateria descarregada por outra com carga. Em geral, uma recarga completa permite uma autonomia média de 40 km para a moto e 60 km para um carro elétrico, e o consumo gira em torno dos 1,2 kWh.

Essa notícia me impressionou bastante, pois eu nem sabia da existência de carros e motos elétricos entre a frota de veículos no Brasil. Parece uma boa alternativa.
Fonte: www.ambientebrasil.com.br

Um comentário:

Marina da Mata disse...

Excelente alternativa que merece incentivo do Governo!!!