terça-feira, 16 de junho de 2009

Transporte x Meio Ambiente


Pra desmistificar aquele conceito de que a atividade de transporte rodoviário de cargas só polui e não liga pro meio ambiente, a Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de Minas Gerais - FETCEMG promoveu a Semana do Meio Ambiente.
Além de palestras voltadas para temas que envolviam a questão ambiental direcionada ao setor de transporte de cargas, ações práticas foram tomadas a fim de mostrar que este setor também está adotando práticas comerciais mais sustentáveis.


Um exemplo disso é o Programa Despoluir, encabeçado pela CNT - Confederação Nacional do Transporte e difundida nas diversas Federações da categoria. O DESPOLUIR é um programa que busca implantar a gestão ambiental nas empresas de transporte, visa promover a educação ambiental dos motoristas e ainda possui uma ferramenta de inspeção veicular (realizada através de opacímetro) cuja função é auferir se os veículos estão emitindo efluentes atmosféricos em níveis aceitáveis pelos órgãos ambientais. (confira o site: http://sistemacnt.cnt.org.br/)

No dia 15/06 a FETCEMG promoveu uma blitz ecológica a fim de divulgar o Despoluir e demonstrar como são realizadas as inspeções veiculares nos caminhões.


No mesmo dia foram realizadas palestras que contaram com a participação do Dr. Ronaldo Vasconcellos, Secretário de Meio Ambiente de Belo Horizonte. No dia 22, a nossa "ecomenina" Dra. Mariana Welter falará sobre os aspectos ambientais jurídicos que afetam o transporte. Além disso, a Dra. Angelina Moraes, diretora de emergência ambiental participará esclarecendo dúvidas sobre licenciamento ambiental e atendimento à acidentes envolvendo produtos perigosos.

Abaixo, uma foto da "ecomenina" Marina Amorim com os brindes que serão entregues aos participantes do evento: mudas doadas pelo Jardim Botânico de Belo Horizonte!




























2 comentários:

Patricia Vilas Boas disse...

Muito bacana essa iniciativa, Marina!!! Esse exemplo tem que ser seguido por outros setores que atuam em BH, em Minas e no Brasil...

Samuel disse...

Que legal! parabéns marina!