terça-feira, 15 de setembro de 2009

Denúncia


Pessoal, sei que a denúncia foi há um pouquinho mais de tempo, mas ainda da tempo de mostrá-la aqui.

Foi divulgado na internet que as grandes mineradoras tem contaratado milicias, muitas vezes armadas, no intuito de protger terras, mesmo as que não lhe pertencem ou que não exploram. Tem sido protegidas as terras que podem despertar algum interesse nos empresários (terras cujas quais ainda se dará entrada junto ao DNPM de solicitação de alvará de pesquisa ou autorização de estudo de viabilidade).

A questão é que, ao que parece, de fato populções e comunidades tradicionais, alem de outra leva de pessoas afetadas pela tividade minerária tem sofrido - e muito, com toda a situação, sendo desrespeitados, não recebendo indenização devida (por desapropriação), enfim, está o caos.

Maiores informações sobre a denuncia publicada em julho no site: http://mercadoetico.terra.com.br/arquivo/mineradoras-contratam-milicias-denunciam-movimentos-sociais/.

Um comentário:

Wanessa * disse...

Tristeza grande...
Ferrous Mineradora vai acabar com mar de morros da regiao da Serra da Moeda até Brumadinho
"A Ferrous comprou as minas de Serrinha e Esperança, que pertenciam à mineração Emesa no município de Brumadinho; Santanense, em Itatiaiuçú, e Viga, em Congonhas. No total das áreas, chegou a divulgar reservas de 2 bilhões de toneladas. O projeto ambicioso foi desenhado para escoamento por mineroduto de 700 quilômetros de extensão até o litoral do Espírito Santo. No projeto de fabricação de aço, o transporte deverá ser feito pelos trilhos da MRS Logísitica, sucessora da antiga Rede Ferroviária, até Juiz de Fora.
A prefeitura da cidade já vem trabalhando na liberação da área para a construção da usina siderúrgica, que será anunciada por Aécio Neves, junto a outros investimentos públicos e privados. O consultor e especialista em siderurgia Germano Mendes de Paula, professor da Universidade Federal de Uberlândia, diz que o investimento da Ferrous é mais um capítulo da trajetória de dois setores que historicamente no Brasil, em determinados momentos, partem para atuação casada."
http://www.uai.com.br/htmls/app/noticia173/2010/03/24/noticia_economia,i=152775/MINERADORA+VAI+INVESTIR+R+6+BI+EM+SIDERURGICA+NA+ZONA+DA+MATA.shtml