terça-feira, 29 de junho de 2010

Mal exemplo da Miss Desmatamento

A senadora Kátia Abreu (DEM-TO) conseguiu uma nova liminar na Justiça, notificada ao Ibama em Brasília na terça-feira, que suspende provisoriamente a multa de R$ 120 mil aplicada contra ela por desmatamento cometido no Tocantins sem autorização.

Reportagem da Folha do dia 18 revelou que a a mesma Senadora e também presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) será uma das beneficiadas pelas alterações no Código Florestal caso o projeto, que tramita no Congresso, seja aprovado como está.

A proposta, de autoria do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), anistia todos os produtores rurais com irregularidades flagradas até o dia 22 de julho de 2008 nos crimes contra reservas legais, áreas de preservação permanente e desmatamentos sem autorização.

Em carta enviada à Folha, a senadora questionou a reportagem afirmando que a multa tinha sido liminarmente suspensa.

Segundo Kátia Abreu, a multa aplicada pelo Ibama refere-se a uma área em Tocantins que ela já teria vendido. A congressista afirmou que, quando foi notificada, não se tratava de "crime ambiental", mas "infração administrativa". A multa contestada não é transferível.

Ao se defender no processo em trâmite no instituto, a senadora admitiu ter praticado desmatamento. Ela disse que, em razão da demora das autoridades ambientais em dar a autorização, e com o final do "período chuvoso" na região, começou a desmatar.

Quando procurada antes da publicação da reportagem, a senadora havia dito, em entrevista gravada, que fora multada e respondia à autuação. Não citou que havia obtido nova liminar, por estar, segundo sua assessoria de imprensa, "com mil coisas na cabeça".

A liminar citada pela senadora na carta só foi recebida pelo Ibama na última terça. O órgão informou que vai recorrer novamente.

Eu realmente desejo que o IBAMA ganhe essa batalha porque uma pessoa pessoa pública que dá um péssimo exemplo como esse precisa ser multada e punida de forma severa.

Fonte: Folha de São Paulo

3 comentários:

Cecilia Helena disse...

Infelismente essa pessoa está num alto cargo e terá tudo ao seu favor, muitos interesses camuflados e é isso que desanima, como uma pessoa dessas chega a um cargo tão elevado???

Mariana MT disse...

Eles tentam alterar os nomes dos crimes, culpar ongs americanas...mas bem sabemos os crápulas, corruptos (muitas vezes assassinos), apoiadores de trabalho escravo, árvore morta e dinheiro no bolso...estão todos na bancada ruralista! Quero fazer uma postagem no meu blog, com um breve resumo do histórico de cada um...e espero que nunca mais se reelejam!
Adorei achar o blog de vcs!
Parabéns!

Patricia Vilas Boas disse...

Olá meninas!

Cecília, muito obrigada pela sua participação!

Mariana, ficamos muito felizes em saber que vc gostou do nosso espaço! Depois também apresente o seu blog pra nós.

Infelizmente, acredito que muitas vezes, os políticos aproveitam da situação deles para favorecer interesses próprios ou de um pequeno grupo de pessoas, o que muitas vezes não corresponde aos desejos da população...