sexta-feira, 11 de junho de 2010

O que será de Conceição



Recebemos uma denúncia do Movimento pelas Serras e Águas de Minas. O Movimento denuncia o assassinato de Delzinho, um morador da cidade de Conceição do Mato Dentro, que foi um dos primeiros a se indignar contra a mineração da MMX-anglo ferrous brasil. 

Segue um trecho de fala do morador, percebendo as mudanças ocorridas na cidade após a instalação da mineradora.

Eles fizeram um cadastro aí... Olha aqui o papel... A gente num tem paz mais não...o negócio tá é difícil demais de viver aqui...Tá todo mundo disorientado, é poeira, é água suja, é terra que desceu pra todo lado, é barulho de máquina, é detonação, que a casa e tudo treme, é um lofote a noite inteira, que ninguém dá jeito de dormir. A gente tá é pagando pecado da vida toda, isso aqui ta é um inferno danado!...”

Segundo afirma o movimento já foram realizadas inúmeras denúncias, no Ibama , Semad, Feam , Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, mas nada foi feito. O que se pode ver é um processo continuado de assoreamento da região, contaminação dos cursos d’água ,  falta de água para mais de 120 famílias e tudo considerado normal...

Termino esse post com os dizeres da Dorinha Alvarenga, arquiteta que integra o movimento:

SERÁ QUE AINDA ESTAMOS EM 1715, NOS PRIMÓRDIOS DA EXPLORAÇÃO DO OURO? SERÁ QUE OS MÉTODOS, AS CAUSAS DA VIOLÊNCIA AINDA SÃO OS MESMOS?


ONDE ESTÃO AS AUTORIDADES PARA SE FAZEREM CUMPRIR AS LEIS, ONDE ESTÁ O MPE, MPF, DEFENSORIA PÚBLICA, PARA GARANTIR OS DIREITOS DESSE POVO? ONDE ESTÁ A POLÍCIA AMBIENTAL , POLÍCIA MILITAR, DELEGADO, GOVERNO , IBAMA, SEMAD, URC JEQUITINHONHA?

SERÁ PRECISO MORRER MAIS ALGUÈM PARA QUE ALGUMA COISA SEJA FEITA?

Nenhum comentário: