quarta-feira, 9 de junho de 2010

Em um passado não muito distante...

É incrível como o tempo passa rápido, não?

Estamos acostumados a ouvir que nós, brasileiros, temos a memória "curta", o que, em parte, não deixa de ser uma verdade.

O que não estamos acostumados, e nem podemos estar, é com a total falta de comprometimento de alguns países com a redução da emissão de carbono!

Olhando algumas notícias de hoje, me deparo com a seguinte que, aliás, não é surpresa alguma...


Emissão de carbono da China cresce 9% em 2009, e cai no resto do mundo.
Liberação de CO2 de combustível fóssil chegou a 7,52 bilhões de toneladas.Total global caiu pela 1ª vez desde 1998, por causa da recessão.



Não que os demais países sejam "bonzinhos", mas a China está, sem sombra alguma de dúvidas, contrastando a estratégia da maioria dos países para redução do total de emissões de carbono.

Vimos na última reunião da ONU sobre mundanças climáticas, a COP-15, realizada em dezembro de 2009, um verdadeiro fracasso quanto à negociação para adoção de limites de emissão de CO2.

Na verdade, a China tem resistido às exigências dos negociadores americanos e europeus de adotar limites vinculantes às suas emissões, argumentando que as preocupações ambientais devem ser equilibradas com crescimento econômico e que os países desenvolvidos devem primeiro demonstrar um compromisso significativo de redução de suas próprias emissões.

Em que pese essa argumentação, houve a apresentação de proposta, por este país, para reduzir, até 2020, a chamada intensidade de carbono - ou a quantidade de dióxido de carbono emitida por unidade de produto econômico - em 40% a 45% em comparação aos níveis de 2005. Segundo essa medida, as emissões ainda aumentariam, apesar de haver uma desaceleração da taxa.

E o que vemos agora é que as emissões chinesas de dióxido de carbono pelo uso de combustíveis fósseis, no ano de 2009, subiram 9%.

Talvez essa proposta foi apresentada na COP-15 justamente por saberem do alto índice de emissões que os chineses já haviam despejado na nossa atmosfera em 2009.
Esperamos que os chineses não sofram também de péssima memória...

Fonte da chamada noticiária: Globo.com

Nenhum comentário: