terça-feira, 29 de julho de 2008

Outas Histórias...



Oi, sou a Patrícia. Eu vou contar um pouco da minha "história de amor" com o Direito Ambiental. Fato é que tudo começou antes que eu me desse conta... Sempre gostei muito de Geografia, História e Português, minhas matérias preferidas durante o Colégio! Então, resolvi prestar vestibular para Direito, pois tinha certeza de que queria trabalhar na Área de Humanas e o Direito me pareceu uma profissão muito digna e eficiente para ajudar os outros. E logo no começo da faculdade eu descobri o Direito Ambiental, nos meados de 1999. Logo “de cara” me apaixonei! Esse ramo do direito reunia tudo aquilo que eu mais gostava de estudar e principalmente a idéia de cuidado, respeito e preservação do Meio Ambiente. E como o Direito Ambiental envolve um pouco de tantas outras áreas do Direito, achei importante ter uma visão geral do todo, para posteriormente me especializar. E para a minha imensa felicidade, a Faculdade de Direito Milton Campos oferecia a matéria de Direito Ambiental no nono período do curso. Passei a faculdade inteira sonhando com o dia em que teria aula de Ambiental... Nesse meio tempo fiz alguns estágios em outras áreas e depois fiz um estágio voluntário no IBAMA/MG. E participei do Grupo de Estudos de Direito Ambiental da Milton Campos, orientado pela Professora Daniela Massara. Posteriormente, trabalhei no Escritório Porto Miranda e Henrique Adv. S/C, o qual atua principalmente nas áreas de Direito Ambiental e Empresarial. Após tais experiências, fui para a Egesa Engenharia S/A, onde trabalhei no Departamento Jurídico e me tornei a advogada responsável pela área de Direito Ambiental da empresa. Lá fiquei por três anos e meio e incentivei o desenvolvimento da conscientização ambiental nas ações desenvolvidas pela empresa. Paralelamente, com a ajuda de um amigo, Henrique Lazarotti e do Professor Leonardo Estrela, re-criei o Grupo de Estudos de Direito Ambiental da Milton Campos, na condição de ex-aluna. Em julho de 2006, percebi que era hora de retomar os estudos com mais profundidade e fiz uma Pós Graduação em Direito Ambiental no CAD, ligado à Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro/RJ. Depois, a partir do trabalho que desenvolvia na Egesa, o qual ia além das questões jurídico-ambientais, percebi que precisava aprofundar os meus conhecimentos na parte técnica relativa ao Meio Ambiente e resolvi estudar Gestão Ambiental. Para tanto, fui para Austrália fazer outra Pós Graduação na Flinders University, em Adelaide/SA. Fiquei por lá um ano e aprendi muito! Também realizei um trabalho voluntário na ONG australiana Trees For Life (http://www.treesforlife.org.au/) na área de contratos relativos à neutralização de carbono, algo que muito acrescentou para a minha formação profissional. Agora me sinto muito mais preparada para atuar na área ambiental enquanto advogada e gestora. Desde então a minha paixão pelo Meio Ambiente só vem aumentando... E também é uma constante em minha vida a vontade de aprender cada vez mais sobre esse tema tão fundamental!
____________________________________________________________________
Olá! Sou a Bárbara, Babi para todos. Minha história com o meio ambiente começou quando eu era pequena, sem nem saber o que era isso. Há mais ou menos uns 18 anos frequento a Serra do Cipó, porque minha mãe tem uma pousada lá. E dai fui adquirindo um "gostar de estar nesse meio", bem inerente à minha vontade. Sempre fui apaixonada por português, história e geografia, assim como a Patrícia. Desde pequena quis fazer direito e por isso prestei vestibular na Milton Campos. Ao entrar na faculdade dizia que jamais trabalharia com as áreas de família, direito do trabalho e ambiental. Ainda completava a frase dizendo: "Vê lá se vou ficar cuidando de árvores?"...Ocorre que meu primeiro estágio, por coincidência absoluta no mesmo escritório que a Pat estagiou, Porto, Miranda e Henrique Adv. Associados. Trabalhei direto com Direito Ambiental, e então, nunca mais consegui me desvencilhar dele. Nesse escritório atuava diretamente com autos de infração e recursos, licenças tanto de instalação, como prévi como de operação e operação corretiva. Pude conhecer bem essa parte administrativa da área. Trabalhei também na Verde Gaia e Ius Natura, duas empresas de consultoria em Sistema de Gestão Ambiental, atuando diretamente com o sistema de gestão da ISO 14001. Trabalhei diretamente com análise de leis e atendimento aos clientes, o que me proporcionou adquirir bastante conhecimento, pois pesquisava todos os dias e o dia inteiro em leis. Além desses lugares, trabalhei também no Carneiro & Souza Advogados Associados, ao lado do Ricardo Carneiro e Marcelo Souza. Participei de vários cursos que foram dados, grupos de estudo e procuro estudar um pouco de tudo dentro do direito ambiental, embora o que me facine seja a questão de resíduos e disposição final dos mesmos. Ainda não fiz nenhuma pós, mas está dentro dos meus planos, bem como um mestrado na área. Publiquei alguns artigos, que oportunamente postarei aqui no Blog. Hoje em dia trabalho novamente no Porto, Miranda e Henrique Adv. Associados. Espero poder me aprofundar cada vez mais na questão ambiental____________________________________________________________________

Nenhum comentário: