sexta-feira, 25 de julho de 2008

Belo Horizonte x Los Angeles


Depois de Belo Horizonte, chegou a vez da cidade de Los Angeles, EUA, de criar um dispositivo normativo para restringir o uso de sacolas plásticas.


Enquanto em BH a Lei nº 9.529/2008 determina a substituição do produto por outro confeccionado com material ecológico num prazo de 3 anos, a cidade de Los Angeles anunciou que proibirá o uso de sacolas de plástico nos comércios a partir de julho de 2010.

Quando a medida entrar em vigor, os consumidores serão obrigados a utilizar as próprias bolsas para carregar as compras ou a pagar US$ 0,25 para adquiri-las nos estabelecimentos de comércio, em papel ou em material biodegradável.A iniciativa tem como objetivo reduzir o consumo de plástico nesta cidade, a segunda maior dos Estados Unidos, atrás de Nova York, e evitar que se polua mais o mar, como acontece muitas vezes.


A partir daí podemos pensar: para que o conhecido "lixo branco" seja efetivamente eliminado não seria necessário adotarmos medidas de eliminação completa do material, como aquelas tomadas pelos EUA?

Nenhum comentário: