terça-feira, 5 de agosto de 2008




BH: Cidade Jardim!

É maravilhoso andar pelas ruas de BH e admirar em cada cantinho da cidade os ipês floridos nessa época do ano! E olha que nem estamos na Primavera... São ipês roxos, roxos-de-bola, rosas e amarelos. Os mais comuns em Belo Horizonte são os roxos-de-bola, que têm esse nome apesar de possuirem flores rosadas. E durante os meses de junho, julho e agosto, a nossa BH volta a ser a bela Cidade Jardim do passado... Um resgate daquele horizonte belo e da cidade que se destacava pela existência de bucólicos jardins, um verdadeiro primor em matéria de paisagismo urbano!

Com árvores carregadas de flores enfeitando as ruas da cidade, os ipês alegram a vida das pessoas, que até interrompem seus afazeres para admirar tamanha beleza! E assim também alimentam a nossa alma e suprem a necessidade que temos de leveza e poesia... BH, por alguns meses, volta a ser a nossa Cidade Jardim, ainda que efêmera... E a gente aprende que viver em um ambiente equilibrado e saudável nos faz muito bem e faz toda a diferença! Resta então, cuidarmos da nossa cidade para que assim também cuidemos de nós mesmos...
Texto de autoria de Patrícia Campolina Vilas Boas.
Fotos do acervo pessoal da autora.

2 comentários:

Bárbara Moreno disse...

Essa postagem tem cara de Patrícia!!!Ficou lindo!realmente está muito gostoso andar em BH. Pena que a maioria das vezes que passamos na rua passamos com muita pressa e não podemos admirar o que nos cerca. Podia ser sempre assim né?Isso me lembra muito Curitiba, os parques, o Jardim Botanico...Delícia! Graças a Deus ainda temos muito que ver nessa cidade!e vamos lutar para que nossos netos tb tenham oportunidade!

Patricia Vilas Boas disse...

Patinha!
Simplesmente lindo o blog! E seus textos mais ainda.. E sabe o que mais me encantou.. os textos sobre a paisagem urbana! Tenho apreciado muito BH nessa época do ano, os ipês floridos e as flores caídas na calçada.. Acho isso maravilhoso! Hoje indo para Lagoa Santa, na Contorno quase virando para Floresta, a calçada cheia de folhas e flores.. indescritível! Como um dia desses... cheguei em casa e na calçada cheia de folhas caídas.. Acredita que o vizinho do prédio do lado, juntava as folhas em motinhos pra queimar?
E as casinhas perto de minha casa... ontem vi que já derrubaram mais uma! Temos mesmo que começar a valorizar nossa cidade, nossa paisagem.
No caminho de ida para o trabalho passo pela Praça da Liberdade e pela Praça Raul Soares, agora reformada.. elas poderiam passar despercebidas pelo stress de trânsito e outros da vida urbana.. e eu tento sempre lembrar de observá-las. São maravilhosas! Mas nada como sair do carro e andar a pé... Isso é uma das coisas que quero fazer mais.. andar a pé pela cidade! O meu dia-a-dia acaba sendo fora da cidade: de casa, para garagem, para o carro, para o estacionamento, para o trabalho, para o carro ..
E sabe o que pensei esses dias também... Tem construções aqui em BH que se visse em outro lugar acharia maravilhoso e aqui não valorizo tanto. Ou até mesmo museus e outras coisas que acontecem aqui, não frequento... Daí me veio a idéia: quem sabe nas férias viver uns dias de turista em minha cidade!? Tentar viver esses dias como se fosse uma estrangeira.. Deve ser uma experiência e tanto ne!? Aprender a valorizar e depois incorporar isso no cotidiano...
Vou adorar passear no seu blog paty!
Obrigada por ter divulgado ele!
Beijinhos,
Mari.