segunda-feira, 1 de junho de 2009

Brasil também precisa reduzir emissões de carbono, afirma Bill Clinton



Nesta segunda-feira, 01/06, durante palestra no evento Ethanol Summit, o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton afirmou que o Brasil precisa provar para o mundo que pode produzir combustível renovável sem afetar seu próprio meio ambiente.

Clinton disse que o mundo tem certeza de que o etanol de cana-de-açúcar é o biocombustível mais eficiente para combater os problemas de aquecimento global.

Porém, ele ponderou que, se o etanol de cana começar a ser utilizado em larga escala, a produção de cana poderá se expandir de forma expressiva para as áreas de pastagem de gado, empurrando o gado e os grãos para a Amazônia. "O Brasil precisa provar para o mundo que isto não vai acontecer", disse.

Durante a plenária, Clinton também cobrou do Brasil uma redução nas emissões vindas de agricultura e desmatamento, que correspondem a 75% das emissões totais do país, segundo ele.

"Vocês têm uma eficiência grande na redução de emissões dos transportes e na produção de energia a partir de hidrelétricas", lembrou. "Mas vocês são o oitavo maior país em emissões e estão próximos de Índia e China", completou.

Para o ex-presidente norte-americano, a sustentabilidade é única forma de se reduzir a instabilidade e a desigualdade mundiais. Em relação à desigualdade social, Clinton lembrou que apenas países europeus que cumprem as metas do Protocolo de Kyoto, assinado em 1990, conseguiram reduzi-la.

Segundo Clinton, Dinamarca, Suécia, Alemanha conseguiram, ao mesmo tempo, reduzir a desigualdade e serem os únicos entre as mais de 140 nações signatárias do Protocolo de Kyoto a conseguir cumprir as metas previstas.

"O Reino Unido também conseguiu cumprir as metas e só não conseguiu reduzir a desigualdade devido ao crescimento dos níveis salariais", disse.


Fonte: G1- Globo.

Um comentário:

Patricia Vilas Boas disse...

Com certeza o Brasil tem que fazer muitas coisas para reduzir as suas emissões...